PPGBIOCIENCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS (PPGBIOCIENCIAS) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: LEONARDO OLIVEIRA SILVA BASTOS ANDRADE

DISCENTE : LEONARDO OLIVEIRA SILVA BASTOS ANDRADE
DATA : 05/10/2023
LOCAL: IMS/CAT/UFBA

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTILEISHMANIA DA PLA2 Lys49 MjTX-I, ISOLADA DA PEÇONHA DE Bothrops moojeni

Leishmania leishmania amazonensis, fosfolipases A2, peçonha de serpente, Bothrops moojeni.

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania. O tratamento disponível atualmente apresenta alta toxicidade, elevado custo, resistência do parasito, além de dificuldades de cura. Nesse sentido, as peçonhas de serpentes constituem uma fonte de estudo promissora, uma vez que possuem uma série de compostos bioativos com potencial terapêutico. dentre estes, destacam-se as fosfolipases A2 (PLA2). Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da toxina botrópica PLA2, MjTXI, isolada da peçonha de Bothrops moojeni na viabilidade e proliferação de formas promastigota de Leishmania leishmania amazonensis, alterações na ultraestrutura do parasito por microscopia de varredura, além de avaliar a ação da toxina no processo de infectividade em macrófagos. MjTX-I induziu citotoxicidade nas formas promastigota do parasito nos tempos de 24 e 72 horas, com um IC50 = 36,54 ug/mL 72 horas após o tratamento. Além disso, os resultados da curva de crescimento demonstram uma inibição total da proliferação do parasito na concentração de 40μg/mL da toxina após 48 horas de tratamento. Estudos ultraestruturais em promastigotas tratados com MjTX-I revelaram presença de duplo flagelo e arredondamento da extremidade do parasito. Também foi observado que a toxina (10 e 40 μg/mL) aumentou a produção de ROS e diminuiu o potencial de membrana mitocondrial no ensaio utilizando a sonda rodamina 123. A MjTX-I interferiu na capacidade de invasão do promastigota em macrófagos com uma diminuição do número de células infectadas e o número de parasitos por células infectadas. Finalmente o tratamento dos macrófagos infectados diminuiu a proliferação dos parasitos tratados com 10 μg/mL da PLA2 por 72 horas. Nossos resultados sugerem que a PLA2 MjTX-I é uma importante ferramenta para a descoberta de novos alvos no parasito que possam ser explorados para o desenvolvimento de novas drogas para a terapêutica da leishmaniose.

Presidente - 1071194 - DAIANA SILVA LOPES
Interno - 1861045 - JULIANO GERALDO AMARAL