PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: DÂMARIS CARNEIRO DOS SANTOS

DISCENTE : DÂMARIS CARNEIRO DOS SANTOS
DATA : 26/03/2020
LOCAL: Labimagem - Instituto de Letras

HISTÓRIA DA PAIXÃO DO SENHOR: EDIÇÃO GENÉTICA E ESTUDO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO

João Augusto. História da Paixão do Senhor. Processo de criação. Edição genética.

Do teatro baiano produzido na década de 1960, destaca-se o fazer teatral do ator e dramaturgo João Augusto Azevedo, através da ação do grupo A Sociedade Teatro dos Novos, cuja primeira montagem expressiva se deu no ano de 1961 com o texto História da Paixão do Senhor( HPS), nos bairros de Salvador e algumas cidades do interior da Bahia. O texto resulta da adaptação e compilação de dois textos medievais, Mistério da Paixão de Arnould Gréban e O pranto da Madona de Jacopone da Todi, e um texto moderno A via Sacra de Paul Claudel, tendo sido traduzidos por Estela Froés. O estudo aqui proposto busca evidenciar o processo de criação de HPS realizado por João Augusto. A partir da construção e do estudo do dossiê genético foi selecionado um manuscrito (1961) o qual, por sua circunstância de rascunho, possui em sua materialidade rasuras, para a feitura de leituras genéticas acerca do texto e do projeto de escrita de João Augusto, por meio de uma edição genética. Este estudo trouxe à cena mais uma das facetas do dramaturgo João Augusto, contribuindo com informações sobre o início de sua carreira na Bahia e corrobora com seu status de importância na história do teatro popular baiano.

Presidente - 1683820 - ISABELA SANTOS DE ALMEIDA
Interno - 1083322 - ROSA BORGES DOS SANTOS