PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ANA PAULA SILVA SANTOS

DISCENTE : ANA PAULA SILVA SANTOS
DATA : 31/03/2020
LOCAL: Sala de defesas da Pós-graduação

O Livro I do Primeiro Mitógrafo do Vaticano: estudo introdutório, tradução e notas.

Mitógrafos do Vaticano; Primeiro Mitógrafo; Tradução.

Como forma de contribuição para o estudo e tradução de obras literárias da Antiguidade tardia e da Idade Média que estão em desenvolvimento na Universidade Federal da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, o presente trabalho consiste em apresentar a primeira proposta de tradução para o português da obra conhecida como Primeiro Mitógrafo do Vaticano, Livro I, cujo autor é anônimo. A obra, parte do grupo conhecido como Mythographi Vaticani, é uma compilação de mitos clássicos que, durante a Idade Média, foram reinterpretados à luz da filosofia moral cristã. A tradução é acompanhada de notas e de um estudo introdutório em que se aborda sobre o gênero mitográfico e a sobrevivência dos mitos antigos por meio de interpretações (evemerista, física, psicológica e moral), e em que se discute também a tradição manuscrita, a impressa, e as fontes utilizadas pelo mitógrafo.

Presidente - 4226936 - JOSE AMARANTE SANTOS SOBRINHO
Interno - 2049741 - CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA