MAPEANDO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO NA CIÊNCIA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DA UEFS
Políticas Linguísticas. PPLICES. Internacionalização. Educação Superior.
As universidades brasileiras têm, com o passar dos anos, a necessidade de empreender políticas e planejamento linguístico na ciência e na educação superior (PPLICES) (OLIVEIRA et al., 2017) para internacionalização (De Wit, 2002, KNIGHT, 2003, 2004). O movimento de internacionalização da educação superior influenciado por agentes externos, como o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, demanda que as instituições estruturem suas políticas linguísticas institucionais (CALVET, 1996, 2002; OLIVEIRA, 2013) para que o processo de internacionalização se desenvolva de forma mais efetiva. Nessa perspectiva, este estudo de caso qualitativo tem como objetivo mapear como as PPLICES estão sendo construídas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além de identificar como elas repercutem nas ações de internacionalização da IES. A pesquisa é caracterizada como um estudo bifásico, contando primeiramente, com análise documental sobre as PPLICES para internacionalização e, em seguida, entrevistas sobre as percepções da assessoria internacional e da coordenação do Nucli do Idiomas sem fronteiras da UEFS sobre o processo de desenvolvimento dessas PPLICES. Os resultados indicam ainda uma carência da conscientização da comunidade acadêmica sobre a questão das línguas, a demanda de desenvolver uma política linguística institucional colaborativa, inclusiva e pós-monolíngue e, além disso, a necessidade de fortalecer as parcerias com IES que possam cooperar para um processo de internacionalização mais equânime e harmônico.