Das “coisas” de um bau às leituras num semiárido baiano: o que revelam as histórias e memórias de professoras egressas do PARFOR
Práticas de Letramento; Histórias de vida; Processos
formativos; Práticas culturais; Ensino.
Esta pesquisa intitulada Das “coisas” de um baú às leituras num semiárido
baiano: o que revelam as histórias e memórias de professoras egressas
do PARFOR tem como objetivo central investigar e compreender as
trajetórias de leitura e experiências de escrita vivenciadas por professoras
egressas do Curso de Pedagogia- PARFOR- e residentes nos municípios de
Canudos, Quijingue, Monte Santo e Tucano, dando ênfase, desde a infância à
atualidade, às experiências culturais de cada participante no âmbito do
cotidiano, da formação escolar, da profissão e das vivências culturais. Assim,
tomamos como objeto de pesquisa as práticas culturais de leitura de
professoras do semiárido baiano. Para ter acesso às itinerâncias pessoais,
formativas e profissionais, e tendo em vista os objetivos bem como o objeto de
pesquisa, as Entrevistas Narrativas (EN) foram escolhidas como metodologia
de investigação. Como procedimento principal para obtenção desses dados e
como estratégia pessoal, um grande baú de madeira contendo objetos variados
foi levado aos locais pesquisados, como dispositivo de provocação das
emergências das histórias e vivências das participantes. A opção por estas
cidades deve-se às atividades profissionais já desenvolvidas pela pesquisadora
na região e pela oportunidade de, por meio deste estudo, suscitar outras
possibilidades de pesquisa relacionadas, direta e indiretamente a este tema,
nos municípios. Desta forma, recorremos à abordagem autobiográfica, à
medida em que nos propomos a analisar as lembranças das práticas culturais
de pedagogas por meio de suas histórias de vida. Esta pesquisa, de natureza
qualitativa, buscará apoio nas contribuições teóricas dos seguintes eixos
temáticos: Práticas Culturais de Leitura, Letramento, Histórias de vida e
Memória.