Banca de DEFESA: ISRAEL CERQUEIRA SANTOS

DISCENTE : ISRAEL CERQUEIRA SANTOS
DATA : 12/01/2024
LOCAL: Videoconferência

AS DIMENSÕES DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO DA CAFEICULTURA BAIANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE CAFÉS ESPECIAIS DO PLANALTO DA CONQUISTA-BA

Custos de Transação. Cafés Especiais. Produtores

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água, e o Brasil ocupa a posição de líder mundial na produção primária desse grão. Para além da relevância agrícola, a atividade produtiva do café é um segmento com importante função socioeconômica no estado, especialmente para a região do Planalto da Conquista, envolvendo agricultores familiares no desenvolvimento de uma atividade produtiva de extrema relevância para a geração de renda e à fixação do homem no meio rural, o que reforça a importância de um ambiente institucional de boa governança neste mercado, que pode ser analisado a partir dos aportes teóricos da Nova Economia Institucional (NEI), especificamente, através da Economia dos Custos de Transação (ECT). O objetivo do presente trabalho é analisar como as dimensões dos custos de transação influenciam os produtores de café especial no Planalto da Conquista-BA. A pesquisa em tela propõe, a partir dos pressupostos comportamentais do oportunismo e racionalidade limitada, um modelo de análise dos Custos de Transação a partir de 03 (três) dimensões estruturais: Frequência, Incerteza e Especificidades dos Ativos. Esta investigação é de fundamental importância para a sustentabilidade da cadeia produtiva e garantia de renda ao produtor rural, pois possibilitou, entre outros, termos conhecimento do grau de incerteza subjacente aos produtores, da frequência transacional dos negócios realizados e da possibilidade de reaplicação (outras formas de uso) dos ativos utilizados na atividade cafeeira, demonstrando a viabilidade de um recurso ser utilizado de uma forma diferente da atual. Como produto das análises efetuadas, a partir dos subsídios obtidos com a presente pesquisa, foram desenvolvidas recomendações de melhoria na governança para redução dos custos de transação dos produtores de cafés especiais da região do Planalto da Conquista-BA.

Interna - 3088038 - ANA RITA SILVA SACRAMENTO
Presidente - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA