PEI-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI-P) ESCOLA POLITÉCNICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ALINE SILVA RAMOS

DISCENTE : ALINE SILVA RAMOS
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Sala de aula do 7º andar da Escola Politécnica

Contagem de Células Somáticas em Leite de Búfalas usando um Classificador Fuzzy e Técnicas de Processamento de Imagens.

CONTAGEM DE CÉLULAS; LEITE DE BÚFALAS; FUZZY; TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

A produção do leite de búfalas e seus derivados vem aumentando no Brasil e no mundo, juntamente com o aumento das exigências em relação ao seu padrão de qualidade. A mastite, doença inflamatória da glândula mamária (GM), é responsável por perdas qualitativas e quantitativas em relação ao leite produzido. A contagem de células somáticas (CCS) no leite é o principal biomarcador tanto para a detecção quanto para a avaliação da qualidade do leite. A CCS é determinada tradicionalmente por métodos trabalhosos que consiste na observação visual das células em esfregaços lácteos através do microscópio. Esta técnica tradicional é exaustiva e possui um inerente grau de subjetividade na medida em que está sujeita à interpretação humana em relação à identificação e reconhecimento das células. Este trabalho propõe e apresenta um método automático para a contagem das células somáticas (CCS) no leite de búfalas que compreende, entre outros, a aplicação de um método de agrupamento Fuzzy e técnicas de processamento de imagens. Ao contrário de outros trabalhos similares da literatura, o classificador Fuzzy C-Means foi utilizado na etapa de pré-processamento das imagens e não na etapa de segmentação das mesmas. Esta abordagem viabilizou a separação das imagens (objetos) das células somáticas em leite de búfalas em grupos que apresentassem similaridades em relação à intensidade de cor, possibilitando uma melhor aplicação posterior das técnicas de processamento como a limiarização, segmentação e reconhecimento/interpretação das imagens de células somáticas. Três métodos de limiarização foram avaliados e comparados e a Transformada de Watershed foi utilizada para a separação de células bastante próximas, o que contribuiu para a correta identificação e contagem das mesmas. Por fim, realizou-se uma comparação entre os resultados obtidos pela contagem manual (técnica microscópica direta) e pelo método proposto neste trabalho. Foi utilizada uma prova estatística não-paramétrica (Kruskal Wallis) que comprovou a obtenção de resultados de contagens consistentes. Em relação ao método padrão empregado para a contagem das células somáticas do leite, a utilização de um classificador Fuzzy no pré-processamento das imagens revelou ser uma alternativa potencial e eficiente para a classificação das imagens em grupos que apresentam similaridade na intensidade de cor, o que proporciona um melhor desempenho do processo de limiarização e consequentemente da contagem das células somáticas nas imagens.

Presidente - 2199115 - CRISTIANO HORA DE OLIVEIRA FONTES
Externo ao Programa - 1867405 - KARINA MEDICI MADUREIRA