Banca de DEFESA: GABRIEL JESUS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL JESUS DE SOUZA
DATA : 06/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

PRINCIPAIS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Fatores Críticos de Sucesso. Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público. Sistema de Custos. Setor Público Federal


PÁGINAS: 164
RESUMO:

A necessidade de utilização de um sistema de custos pelas entidades públicas tem suas raízes históricas vinculadas às recentes crises fiscais. Adicionalmente, as reformas administrativas no setor público baseadas na New Public Management e a institucionalização da New Public Governance foram outros fenômenos que também impulsionaram a implementação de um sistema de custo no setor público. A par disto, surge a discussão sobre quais são os principais fatores críticos de sucesso e como eles têm influenciado na implementação do sistema de custos no setor público federal embasada na teoria da regulação contábil e na literatura empírica que trata do tema de forma consistente. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é avaliar os efeitos dos principais fatores críticos de sucesso na implementação do sistema de custos no setor público federal. Nesse cenário, adotou-se como arcabouço teórico: as evidências empíricas, a gestão de custos como instrumento de governança pública e a teoria da regulação contábil na perspectiva de sua influência a partir do estabelecimento de padrões e procedimentos para a prática contábil. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as entrevistas, o questionário e o aparato estatístico. A partir da abordagem mix method, foram visitados temas relativos aos custos no setor público na literatura especializada nacional e internacional, ademais realizaram-se entrevistas com painel de especialistas, visando levantar dados e informações para esta pesquisa. Ainda nessa trajetória metodológica, utilizou-se a aplicação de um questionário em uma amostra de 191 profissionais de contabilidade do setor público federal, uma vez obtida as respostas dos questionários estas foram submetidas a análise confirmatória fatorial e categorizadas em fatores críticos políticos, técnicos e culturais. Em seguida, verificou-se a associação entre os fatores críticos e o sucesso da implementação do sistema de custos no setor público federal, através da regressão logística. Os resultados obtidos foram significativos estatisticamente para apontar que os fatores políticos, os fatores técnicos e o tamanho da entidade afetam o sucesso da implementação do sistema de custos, indicando que os atores institucionais, as organizações profissionais e a sociedade civil possuem um papel relevante na estruturação do sistema de custos, por outro lado os resultados encontrados não foram significativos estatisticamente para afirmar a existência de associação entre os fatores culturais e o sucesso da implementação, o que sugere o reflexo das características culturais peculiares das entidades do setor público no Brasil. Conclui-se então que o processo de institucionalização do sistema de custos no Brasil é fruto de diversas legislações e normativos brasileiros ao longo do tempo e que os fatores críticos que mais influenciam o sucesso da implementação do sistema de custos no Brasil são os fatores políticos e técnicos, constata-se também que as principais vantagens dessa implementação são a eficiência dos gastos públicos e a geração de informações de custos visando auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DIANA VAZ DE LIMA - UnB
Interno - 2181814 - ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA
Presidente - 2340944 - MARIA VALESCA DAMASIO DE CARVALHO SILVA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 09:10
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