PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: MAIARA RAULINA DE JESUS DIAS

DISCENTE : MAIARA RAULINA DE JESUS DIAS
DATA : 31/01/2020
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde / UFBA

EFEITOS DO EXERCÍCIO SOBRE ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E FUNCIONAIS NO PÂNCREAS E FÍGADO EM UM MODELO ANIMAL DE ENVELHECIMENTO E OBESIDADE

Envelhecimento. Esteatose hepática. Estresse oxidativo. Exercício aeróbico. Inflamação. Obesidade.

Objetivo: Avaliar os efeitos dos exercícios preventivo e terapêutico sobre a morfologia e função pancreática e hepática de ratos Wistar em um modelo de envelhecimento e obesidade induzida por dieta hiperlipídica. Métodos: Foram utilizados 24 ratos Wistar machos (idade inicial = 4 meses e idade final = 14 meses) que foram randomicamente distribuídos em três grupos experimentais envelhecidos e obesos (n = 8/grupo): sedentário, exercício terapêutico e exercício preventivo. Avaliou-se parâmetros de adiposidade corporal, concentração plasmática e imunomarcação pancreática de insulina, marcadores de inflamação teciduais, peroxidação lipídica, atividade e imunomarcação de enzimas antioxidantes e parâmetros de morfologia pancreática e hepática. Resultados: Somente o exercício preventivo melhorou os parâmetros de adiposidade corporal e concentração plasmática de insulina. Os exercícios terapêutico e preventivo aumentaram a densidade de ilhotas pancreáticas, mas não exerceram efeitos sob a área e diâmetro menor das ilhotas. A infiltração de macrófagos no pâncreas foi reduzida apenas nos animais submetidos ao exercício preventivo enquanto que no fígado, este efeito resultou tanto do exercício preventivo, quanto do terapêutico. Além disso, os animais submetidos aos exercícios preventivo e terapêutico apresentaram menor imunomarcação para insulina, Fator Nuclear Kappa B (NF-kB) e Fator de Transformação do Crescimento b (TGF-b) no parênquima pancreático, bem como, menor peroxidação lipídica tecidual pancreática e hepática, com o efeito sendo maior no grupo de exercício preventivo. Ambos os protocolos de exercício promoveram menor área de fibrose, aumento da atividade das enzimas antioxidantes catalase e Glutationa Peroxidase (GPx) e aumento da imunomarcação para Hemeoxigenase-1 (HO-1), tanto no pâncreas, quanto no fígado, sendo que o exercício preventivo também apresentou maior efeito sobre estas variáveis. A esteatose hepática macrovesicular foi menor nos animais submetidos aos dois protocolos de exercício, no entanto, a esteatose microvesicular não diferiu entre os grupos experimentais. Conclusão: Os efeitos benéficos do exercício físico, principalmente do preventivo, sobre a adiposidade corporal, insulinemia, morfologia, inflamação e estresse redox nos parênquimas hepático e pancreático sob condições combinadas de envelhecimento e obesidade revelam-se promissores na prevenção de processos degenerativos nestes órgãos sob ambas as condições.

Presidente - 1112111 - AMELIA CRISTINA MENDES DE MAGALHAES GUSMAO
Externo ao Programa - 2315391 - FABRICIO FREIRE DE MELO