PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: TAYLAN CUNHA MEIRA

DISCENTE : TAYLAN CUNHA MEIRA
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde-UFBA (remoto)

IMPACTO DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE ALTERAÇÕES NO PERFIL OXIDATIVO E PARÀMETROS MORFOFUNCIONAIS CARDIOVASCULARES EM UM MODELO ANIMAL DE OBESIDADE INDUZIDA POR DIETA HIPERCALÓRICA

Exercício Físico. Sistema cardiovascular. Dieta Hipercalórica.

Introdução: A obesidade é caracterizada como uma condição crônica e complexa, que contribui para impactos negativos na saúde humana. Em sua gênese atuam fatores genéticos, ambientais, metabólicos e comportamentais que podem determinar redução na qualidade de vida, predispondo a alterações metabólicas e cardovasculares . Diante dessa problemática, o exercício físico é uma importante estratégia para redução da adiposidade corporal e prevenção de distúrbios cardiovasculares associados à obesidade. Objetivo: Avaliar o impacto do treinamento físico nas alterações do perfil oxidativo e nos parâmetros morfofuncionais cardiovasculares em modelo animal de obesidade induzida por dieta hipercalórica. Métodos: Foram utilizados 24 ratos Wistar machos com peso entre 150 e 200g, cujo protocolo deste estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA/IMS-UFBA) sob parecer número 053/2017. Inicialmente, os animais experimentais foram submetidos a dieta controle normocalórica (DC, n=10) ou dieta hipercalórica (DH, n=14) para indução da obesidade durante 8 semanas. Após esse período, os animais do grupo dieta controle (DC) ou do grupo dieta hipercalórica (DH) foram subdivididos em 2 grupos experimentais cada, os quais foram treinados em esteira motorizada (DCT, n=5; DHT, n=7) ou mantidos sedentários (DCS, n=5; DHS, n=7) por 12 semanas. Ao final do experimento, os depósitos de tecido adiposo abdominal foram dissecados e pesados e o ventrículo e a aorta removidos para análise histológica e de estresse oxidativo. Sangue torácico coletado para análises bioquímicas e hormonais. Os cortes histológicos foram corados com Hematoxilina-Eosina (HE) e Tricrômio de Masson (TM) e analisados pelo sistema informatizado (ImageJ). Resultados: O consumo da dieta hipercalórica determinou aumento do consumo alimentar e calórico, do peso e da adiposidade corporal, alterou a tolerância a glicose. O protocolo treinamento aplicado reduziu o peso corporal, índice de adiposidade e os tecido adiposo abdominais dos animais submetidos à dieta hipercalórica. Não foram observados alterações significativas sobre a glicemia de jejum, insulina, HOMA-IR, HOMA-b e QUICK. A pressão arterial sistólica aumentou nos animais sedentários que consumiram a dieta hipercalórica e foi reduzida pelo protocolo de treinamento físico aproximadamente em 12%. Os níveis de CK/MB foram reduzidos em animais treinados em comparação com animais sedentários submetidos a uma dieta hipercalórica. Os animais submetidos a dieta hipercalórica apresentaram maiores áreas na espessura da túnica íntima da aorta, consequentemente, esses animais tiveram menores lúmens aórticos; enquanto os animais treinados apresentaram menores espessuras e maiores lúmens. As áreas dos cardiomiócitos e a capilarização demonstraram adaptações cardíacas patológicas nos animais sedentários que consumiram dieta hipercalórica, enquanto nos animais treinados notou-se adaptações cardíacas fisiológicas com aumento de cardiomiócitos e de neocapilarização. Os animais sedentários submetidos a dieta hipercalórica apresentaram maiores áreas com fibrose enquanto protocolo de treinamento reduziu essas áreas. O treinamento aplicado neste estudo aumentou os valores de catalase e GPX; enquanto os valores de peroxidação lipídica (TBARS) foram reduzidos nos animais treinados. Os níveis de nitritos totais cardíaco foram maiores no grupo (DHS) e nos grupos treinados independente da dieta. Conclusão: O protocolo de treinamento determinou melhora na adiposidade corporal, e parâmetros morfofuncionais e oxidativos cardiovasculares no modelo animal de obesidade induzida por dieta.

Presidente - 1112111 - AMELIA CRISTINA MENDES DE MAGALHAES GUSMAO
Externa à Instituição - GRAZIELLE PRATES LOURENCO DOS SANTOS BITTENCOURT