PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: EVERTON ALMEIDA SOUSA

DISCENTE : EVERTON ALMEIDA SOUSA
DATA : 11/08/2023
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde-UFBA (remoto)

Efeitos dos treinamentos terapêuticos ou preventivos sobre a função, morfologia e balanço redox no tecido adiposo marrom em um modelo animal de envelhecimento e obesidade

Tecido adiposo. Estresse oxidativo. Exercício terapêutico. Exercício preventivo

Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento físico terapêutico ou preventivo sobre parâmetros morfológicos e funcionais no tecido adiposo marrom em um modelo animal de envelhecimento e obesidade. Métodos: Foram utilizados 24 ratos Wistar machos (idade inicial = 4 meses e idade final = 14 meses) que foram aleatoriamente distribuídos em três grupos experimentais envelhecidos e obesos (n= 8/grupo): sedentário (EOS), exercício terapêutico (EOT) e exercício preventivo (EOP). Avaliou-se parâmetros de adiposidade corporal, e no tecido adiposo marrom (TAM) a atividade das enzimas antioxidantes (catalase, glutationa peroxidase-GPx e superóxido dismutase-SOD-1), TBARS e nitritos totais, parâmetros de morfologia e a expressão gênica de marcadores do perfil redox e função tecidual. Resultados: O exercício preventivo reduziu a massa de tecido adiposo subcutâneo abdominal dos animais envelhecidos e obesos. O peso do tecido adiposo abdominal visceral total (TAV) foi reduzido nos grupos exercitados EOT e EOP. No TAM, os protocolos de exercício, terapêutico e preventivo, determinaram o aumento do número de adipócitos por campo, redução do número de adipócitos uniloculares e aumento do número de adipócitos multiloculares. O percentual de vacúolos lipídicos por campo no TAM foi reduzido apenas no grupo EOP. Os níveis de TBARS e nitritos totais foram reduzidos pelos protocolos de exercícios terapêuticos e preventivo, sendo a redução maior no grupo EOP. A atividade da enzima antioxidante catalase, foi maior nos animais dos grupos EOT e EOP. A atividade da enzima GPx aumentou apenas nos animais treinados preventivamente apesar de a imunomarcação para GPx apresentar-se maior tanto no grupo EOT quanto EOP. A análise da expressão dos genes que codificam as enzimas Catalase, GPx-1 e SOD-1 no tecido adiposo marrom revelou que tanto o exercício terapêutico quanto o preventivo aumentaram a expressão gênica das enzimas antioxidantes, Catalase e GPx-1, sendo maior o efeito do treinamento preventivo. Não foram observadas diferenças entre os grupos na expressão gênica da enzima SOD-1. A expressão do gene que codifica a proteína UCP-1 no tecido adiposo marrom aumentou nos grupos EOP e EOT, enquanto que as expressões da PGC-1a e SIRT 1 aumentaram apenas no EOP. Conclusão: Os protocolos de exercícios terapêutico e preventivo determinaram melhora nos parâmetros de morfologia, função e estresse oxidativo no tecido adiposo marrom de ratos envelhecidos e com obesidade induzida por dieta. Os efeitos benéficos pelo protocolo preventivo foram mais evidentes. e sinalizam para o papel da regularidade da prática de exercícios para a atenuação ou reversão das alterações no tecido adiposo marrom no modelo animal estudado.

Presidente - 1112111 - AMELIA CRISTINA MENDES DE MAGALHAES GUSMAO
Interna - 1552395 - TELMA DE JESUS SOARES