PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: FERNANDA KAROLINE ALMEIDA FREIRE

DISCENTE : FERNANDA KAROLINE ALMEIDA FREIRE
DATA : 27/07/2023
LOCAL: Sala 401 - Prédio Administrativo

Marcadores de estresse oxidativo no contexto do aborto espontâneo associado a infecção por Ureaplasma parvum

Aborto espontâneo, Ureaplasma parvum, estresse oxidativo

Aborto é a interrupção da gestação antes da 22ª semana gestacional, ou o feto pesando menos de 500g. Podendo ser de maneira habitual ou induzida, possuindo uma multicausalidade, que englobam infecções genitais. As infecções do trato genital ascendem para cavidade uterina sendo responsável por 15% dos abortos precoces e 66% nos abortos tardios. As respostas inflamatórias exacerbadas oriundas do processo infeccioso acometem a homeostase gestacional, contribuindo com o perfil pró-inflamatório e modificando o estado oxidativo. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os marcadores de estresse oxidativo no contexto do aborto espontâneo associado as infecções por microrganismos de importância ginecológica. Foram utilizadas amostras biológicas de tecido placentário de mulheres que evoluíram com aborto espontâneo e mulheres que tiveram parto a termo. Ao avaliar as enzimas do estresse oxidativo, foram identificados níveis elevados de marcadores da peroxidação lipídica (TBARS e proteína carbonilada) no grupo aborto, bem como o aumento da atividade antioxidante pela CAT, e redução da atividade da GPx, além de uma resposta não alterada da SOD. Entretanto, o perfil da peroxidação lipídica foi acentuado no grupo aborto infectado por UP. E os níveis da GPx foram reduzidos no grupo aborto infectado por UP, comparado ao controle infectado, enquanto SOD e CAT não apresentaram diferenças; a razão SOD/CAT esteve reduzida e SOD/GPx elevada nos grupos de UP, comparado aos sem infecção. Na razão da expressão gênica, o aborto contribuiu com a elevação de Mn SOD/GPx e infecção de UP reduziu a expressão de CuZn SOD/GPx e Mn SOD/GPx no grupo aborto e controle infectado, comparado aos grupos sem infecção. Em seguida, houve aumento dos níveis de nitrito no grupo aborto infectado por UP. Este trabalho demonstrou que a infecção por UP pode contribuir para alterar o perfil oxidante, sugerindo, assim, que o desequilíbrio do estresse oxidativo pode contribuir com a ocorrência do aborto espontâneo associado a infecção bacteriana.

Presidente - 2342538 - GUILHERME BARRETO CAMPOS
Interna - 2312625 - LILIANY SOUZA DE BRITO AMARAL