Do corpo negro no balé clássico ou das histórias que não se contam
Palavras-chave: Corpo Negro, Balé, Racismo.
Do corpo negro no balé clássico ou das histórias que não se contam é o título desta
dissertação de Mestrado, que tem a intenção de analisar, problematizar e discutir as questões
que envolvem a inserção do corpo negro em companhias de balé, investigando a inclusão de
bailarinos e bailarinas negras em companhias de dança que trabalham com repertório clássico
ou cuja fundação tem o balé como premissa. Para isso, nossa amostragem selecionou uma
companhia brasileira (São Paulo Cia de Dança) e uma companhia norte-americana (Dance
Theatre of Harlem). Considerando o número restrito de bibliografia dedicada a tal assunto -
corpo negro no balé clássico -, principalmente no Brasil, mas também pelo mundo, a
realização desta pesquisa se justifica por colaborar criticamente acerca desta lacuna e
possibilitar novas reflexões e caminhos de pesquisa a partir do tema, pois consideramos que
sejam questões relevantes para a Dança, de uma forma geral, e que estão em pauta na
geopolítica do Brasil e no mundo. Por um lado, racismo, colonialismo e soberania do estado
e, por outro, protagonismo negro, insurgências e novas narrativas, são temáticas presentes
neste texto. Também fazem parte desta discussão comigo, autores como: Mbembe (2018),
Nogueira (1998), Kilomba (2019) Munanga (1986), Gonzales (1982), Foucault (1997), entre
outros, contando também com autores e autoras das ciências cognitivas e da comunicação,
como Katz e Greiner (2001).