Banca de DEFESA: AMANDA SILVA SANTOS

DISCENTE : AMANDA SILVA SANTOS
DATA : 15/01/2020
LOCAL: Salas Especiais - Qualificação e Defesa 1º andar, Instituto de Ciências da Saúde

Avaliação da Efetividade da Fototerapia Laser no Tratamento das Parestesias Orofaciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde

Regeneração Nervosa; Distúrbio Neurossensitivo; Terapia com luz de Baixa Intensidade; Biotecnologia

A parestesia orofacial é um distúrbio neurossensitivo que pode afetar diariamente a qualidade de vida dos indivíduos submetidos a alguns procedimentos odontológicos ou a trauma facial. Uma opção de tratamento mais tecnológica e inovadora para essa condição é a fototerapia com laser, que pode ser empregada no serviço público de saúde, e assim atender os princípios da bioética e justiça, disponibilizando com equidade, igualmente à toda sociedade. O objetivo desse estudo transversal foi avaliar a efetividade da fototerapia laser no tratamento parestesias orofaciais. Através de um banco de dados, foram selecionados 296 ciclos de laserterapia, de 101 pacientes. Nele continha informações do sexo, idade, história médica e odontológica dos pacientes tratados no período de 2003 a 2018, na Clínica de Laser do Centro de Biofotônica da FOUFBA. Foi utilizado lasers diodo infravermelho (700-808nm), no modo contínuo de emissão, com protocolo de aplicação individualizado, sendo realizado a cada 48 horas, totalizando 12 sessões. A Escala Visual Analógica foi utilizada para avaliação da sensibilidade nervosa, a cada sessão. Os registros dessa escala foram avaliados juntamente com os demais dados do banco e analisados estatisticamente. Os resultados apontaram que aproximadamente 62% dos ciclos tiveram desfechos satisfatórios (melhora e assintomático), sendo que 80% foram mulheres e 20% homens (p=0,02); 55,68% foram de pacientes com 19 a 42 anos e 44,32% tinham 43 a 89 anos de idades (p=0,04). Sobre a história médica, 51,35% dos que tinham alguma comorbidade e 48,65% não tinham (p>0,05); 25,41% dos que faziam uso da vitamina B e 74,59% dos que não utilizavam esse suplemento associado, obtiveram resultados satisfatórios após os ciclos de laserterapia (p>0,05). A dose cíclica (DC) média utilizada foi de 280,5 ± 11,0J/cm² sendo que a DC média que obteve resultado satisfatório foi de 293,6J/cm² ± 201,2J/cm². Houve significância estatística entre a DC média em algumas variáveis como: tipo de nervo lesionado, sendo o lingual, com DC mais altas; Se a parestesia foi em nervo isolado ou em mais de um nervo, sendo esse último com DC mais alta, a causa envolvida, sendo a cirurgia ortognática exigindo DC mais elevadas, lado acometido, sendo que o lado esquerdo teve doses mais baixas; Número de regiões de aplicações, quanto menos regiões, uso de doses mais baixas e Situação do ciclo, sendo que ciclos completos, à DC mais altas. Foi concluído que a fototerapia laser é efetiva no tratamento de parestesias orofaciais, no entanto, as mulheres e os que tinham a faixa etária de 19 a 42 anos foram os que mais tiveram desfechos satisfatórios. A dose cíclica/terapêutica média utilizada foi eficiente, sendo que as variáveis de tipo de nervo lesionado, número de regiões de aplicação e causa envolvida são fundamentais identificá-las para estabelecer a melhor dose a ser utilizada. Através de um protocolo individualizado e parâmetros específicos no tratamento de parestesia orofacial com laserterapia, é possível melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Interno - 1134693 - ANTONIO LUIZ BARBOSA PINHEIRO
Externo à Instituição - JULIANA SANTOS DE CARVALHO MONTEIRO