Banca de DEFESA: CAROLINA DO ROSÁRIO ESTEVES GUIMARÃES

LOCAL: FACULDADE DE FARMACIA

AVALIAÇÃO DE MOLÉCULAS COM EFEITO ANTIBIOFILME PARA Candida albicans

Antibiofilme. Candida albicans. Tiossemicarbazonas. Produtos Naturais

Biofilmes são comunidades de microrganismos altamente organizadas que apresentam menor suscetibilidade aos antimicrobianos do que as células planctônicas. O seu desenvolvimento compreende um dos principais fatores de virulência de Candida albicans, uma das espécies mais isoladas e estudadas em infecções causadas por Candida sp. Quando associadas a biofilmes, o tratamento dessas infecções torna-se mais complicada devido a necessidade de concentrações de antifúngicos mais elevadas que aquelas requeridas em infecções causadas por células planctônicas. Assim, as escolhas terapêuticas, que são limitadas, exigem novas alternativas, das quais a inibição e erradicação do biofilme parecem estratégias promissoras. Moléculas com atividade antibiofilme têm sido estudadas, mas sem cuidados quanto à utilização de critérios importantes como concentração de inibição da formação do biofilme inferior à concentração antifúngica e concentrações iguais ou inferiores a 300 µM. Nesse sentido, o objetivo do nosso estudo foi avaliar moléculas com efeito antibiofilme para C. albicans, através de uma revisão de moléculas descritas na literatura, do período de 2011-2021, e da análise experimental de dois conjuntos de moléculas, um de tiossemicarbazonas e análogos e o outro de derivados de produtos naturais. Na revisão bibliográfica discutimos 21 artigos, que descreveram 42 moléculas. A maioria das moléculas se mostrou promissora para a inibição da formação de biofilme e com mecanismos de ação que englobavam alterações no processo de adesão, na transição levedura-hifa, no alongamento das hifas, na hidrofobicidade da superfície celular e na produção de componentes sensíveis ao quorum sensing. Esses resultados nortearam a parte experimental do trabalho, bem como a escolha de algumas moléculas testadas. Para o conjunto de tiossemicarbazonas e análogos, inovadoras perante a revisão, a molécula 28 destacou-se pela maior potência na inibição da formação do biofilme em 50% (CIB50 = 31,55 ± 1,18 µM), enquanto, para os derivados de produtos naturais, com grupos químicos semelhantes aos descritos na revisão, a molécula 6, identificada como jatrofona, destacou-se por apresentar maior potência de inibição (CIB50 = 64,36 ± 1,05 µM) e capacidade de erradicar biofilmes (CEB50 = 215,90 ± 1,07 µM). Os estudos de microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostraram que ambas as moléculas reduziram o número de células aderidas, hifas e pseudohifas formadas após exposição da CIB50, enquanto a jatrofona diminuiu a formação de hifas de biofilmes pré-formados na presença da CEB50. Assim, conseguimos determinar a família das tiossemicarbazonas e análogos, além da jatrofona, como modelos para futuros estudos que permitirão elucidar mais profundamente o mecanismo de ação dessas moléculas sobre o biofilme e otimizarão sua estrutura para aumentar a potência e seletividade.

Presidente - 287717 - TANIA FRAGA BARROS
Interno - 1493023 - MARCELO SANTOS CASTILHO
Externo ao Programa - ***.820.765-** - ANIBAL DE FREITAS SANTOS JUNIOR - UNEB
Externo ao Programa - 4223706 - YGOR JESSE RAMOS DOS SANTOS - UFBAExterna à Instituição - ANA PAULA DE OLIVEIRA MENEZES