PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA (PPGZ) ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: FLÁVIA BEATRIZ CARVALHO CORDEIRO

DISCENTE : FLÁVIA BEATRIZ CARVALHO CORDEIRO
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Videoconferência

SUPLEMENTAÇÃO DA BETA-MANANASE EM DIETAS COM RESTRIÇÃO ENERGÉTICA

beta-mananos, desempenho, digestibilidade, suinocultura

O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do uso da enzima beta- mananase sobre a nutrição de suínos em fase de crescimento e sua influência sobre características de desempenho zootécnico, qualidade de carcaça in vivo, digestibilidade aparente dos nutrientes da ração, parâmetros sanguíneos, taxa de passagem e escore fecal. Foram utilizados um total de 40 suínos machos mestiços inteiros, com peso médio inicial de 26,09 ± 0,957 distribuídos aleatoriamente em um delineamento de blocos casualizados, com 4 tratamentos e 10 repetições, sendo uma dieta controle (DC0) e 3 dietas experimentais, onde houve adição da beta- mananase (300g/t) quando as dietas foram formuladas com redução energética em 30 kcal (DC30), 45 kcal (DC45) e 60 kcal (DC60). As análises estatísticas foram realizadas através do programa SAS University Edition, onde os dados foram verificados por meio da ANCOVA ou ANOVA, considerando um nível de 10,0% de probabilidade. Entre os tratamentos dietéticos com suplementação enzimática houve diferença significativa (P<0,05) para as variáveis CDAMS (%), CDAPB (%), CDAMO (%), CDAEB (%), MSD (%) e PD (%). Foram observados melhores índices de EA e CA no tratamento DC45, quando comparado aos demais. A utilização da enzima não afetou as características de carcaça in vivo, taxa de passagem ou escore fecal dos animais. Em conclusão, a utilização da enzima beta- mananase em associação com a enzima xilanase, promoveu melhor aproveitamento dos nutrientes, implicando num melhor desempenho zootécnico, podendo ser utilizada como uma forma de reduzir o aporte energético na formulação das rações, logo, possibilitando uma redução nos custos com a alimentação de suínos.

Presidente - 1988200 - JULIANA CANTOS FAVERI
Interno - 1019490 - LUIZ VITOR OLIVEIRA VIDAL