ARTISTA-MEMÓRIA: UMA ATRIZ A REMEMORAR SUA IRARÁ
Memória. Irará. Corpo Cênico. Autoetnografia. Identidade.
Esta pesquisa é uma investigação acerca do trabalho de uma atriz de origem
interiorana tendo por objeto as memórias, pessoais e de seu nascedouro, à busca de
compreender de que maneira a cidade influi sobre as práxis do seu corpo cênico.
Trata-se de um mergulho autoetnográfico apoiado na história da cidade de Irará e nas
rememorações que ainda atravessam seus filhos. Mediante um exercício de livre
associação, o escrito mapeia as parecenças que se sustentam entre o corpo da atriz-
pesquisadora e as reminiscências de sua terra. Das confluências do rememorar, surge
o artista-memória, resultante de uma reflexão sobre as marcas e transformações que
estes dois mundos, e suas memórias, germinam entre si. Com alicerce nos estudos
sobre o conceito de memória, compreende-se os princípios que norteiam o artista-
memória, a partir da ótica dos neurocientistas Ivan Izquierdo e David Eagleman, e da
noção de memória coletiva e seus efeitos sobre a construção da identidade do
indivíduo, perpassando pelas ideias de Maurice Halbwachs, Pierre Nora e Michael
Pollak.