FALAR E ESCREVER: relações entre variação linguística e alfabetização
Alfabetização. Variação linguística. Escrita alfabética.
Esta dissertação tem como tema principal as relações entre fala e escrita ante o fenômeno da variação linguística na alfabetização. A fim de contribuir com os estudos do campo da alfabetização de crianças, a pesquisa buscou discutir sobre o que dizem alfabetizadoras da rede municipal de ensino da cidade de Salvador sobre a temática. Para a fundamentação teórica, considerações sobre estudos dos campos da alfabetização, linguística e sociolinguística são trazidos em debates com diversos autores como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari e outros. Os aportes metodológicos conceituam essa pesquisa enquanto natureza exploratória e de característica qualitativa, tendo a entrevista como dispositivo de investigação utilizado para a coleta dos dados, com roteiro semiestruturado de perguntas que foi realizado na modalidade virtual/on-line através de plataformas digitais, como possibilidade de estudo em tempos de pandemia. A análise dos relatos das professoras alfabetizadoras nos permite inferir diversos sentidos contextuais e teóricos que correspondem as hipóteses levantadas nas problematizações, evidenciando dados sobre quais são os desafios que enfrentam e quais as estratégias didáticas que utilizam para desenvolver o ensino da escrita alfabética, suscitando aspectos sobre a evidencia da variedade linguística nas turmas de alfabetização e o quanto isso influencia no processo de aprendizagem, no quesito ortografia diante a relação entre fala e escrita.