Educação e liberdade política em Hannah Arendt: um estudo dos conceitos e de suas possíveis correlações
Educação, Liberdade, Mundo comum, Hannah Arendt, Filosofia da educação.
O presente trabalho tem por objetivo investigar a concepção de educação em Hannah Arendt (1906–1975), e sua possível correlação com o conceito de liberdade política, objetivando compreender de que modo a educação pode contribuir para que a liberdade tenha um espaço onde possa se manifestar. Nos textos da autora não há uma relação direta entre educação e liberdade política. Em certo momento Arendt chega a afirmar que essas atividades são distintas. Entretanto, ao analisar algumas categorias, que são fundamentais para o âmbito politico e para educação, percebe-se que existe um elo que liga educação e política, são elas: a natalidade e a responsabilidade pelo mundo, que na educação assume a forma de autoridade. A primeira se caracteriza pela capacidade que nós, seres humanos, mediante o nascimento, temos de iniciar algo novo. Já a segunda é compreendida pela autora, no âmbito da educação, como a responsabilidade que temos pelo mundo comum, o legado dos nossos antepassados, e pelos mais novos que são introduzidos no mundo. Desse modo, a presente dissertação analisa o conceito de educação em Hannah Arendt, bem como o conceito de liberdade política defendido pela autora e a negação da liberdade pela tradição filosófica. Por fim, pretende-se discutir uma possível relação entre educação e liberdade política, abordando o caráter pré-político da educação, e indagar sobre sua possível relevância, mesmo que incerta, para a preservação e renovação do espaço público, espaço de realização e manifestação da política.