CRÍTICA A CONCEPÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NAS PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICOCULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Ensino-aprendizagem; Assimilação-transmissão do conhecimento; Conteúdoforma- destinatário; Teoria histórico-cultural; Teoria pedagógica histórico-crítica; Educação Física; Cultura Corporal.
O estudo se insere nas investigações científicas que tratam do ensino e aprendizagem nas
proposições pedagógicas hegemônicas na Educação Física, a partir das contribuições da teoria
histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. O objeto é a tríade conteúdo-formadestinatário.
A problemática diz respeito a contradição da negação do conteúdo científico
sobre a cultura corporal nas aulas de Educação Física, negação esta que compromete o
desenvolvimento da reflexão pedagógica dos estudantes e, a contradição da lógica de ensino e
aprendizagem predominante nas proposições pedagógicas da Educação Física. A pergunta
síntese da tese é: A partir da crítica as proposições hegemônicas na Educação Física, da teoria
histórico-cultural e, da pedagogia histórico-crítica a respeito da dinâmica do processo ensino
aprendizagem, quais as contribuições para o desenvolvimento da proposição pedagógica
crítico-superadora da Educação Física? O objetivo da tese é contribuir para o desenvolvimento
da proposição crítico-superadora da Educação Física, a partir de contribuições da teoria
histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, no que diz respeito a dinâmica do processo
ensino-aprendizagem. O caminho metodológico implicou em retomar as concepções de
Homem, Educação e Educação Física nas proposições pedagógicas, avançando na identificação
sobre a dinâmica ensino-aprendizagem, buscando as contribuições da teoria histórico-cultural
e da pedagogia histórico-crítica sobre o processo de transmissão-assimilação do conhecimento.
Como resultado da investigação sobre as proposições, acrescentamos a identificação da
contradição a respeito da dinâmica do processo ensino aprendizagem, no que diz respeito às
articulações internas sobre o que ensinar, como ensinar, quando ensinar e para quem ensinar.
Frente aos resultados discutimos cientificamente as contribuições da teoria histórico-cultural
e da teoria pedagógica histórico-crítica, a respeito da dinâmica do processo ensino
aprendizagem. Como conclusão podemos afirmar que as proposições pedagógicas para o
ensino da Educação Física, ao tratar do processo ensino aprendizagem, são contraditórias
porque não apresentam a articulação interna entre o que ensinar, como ensinar, para quem
ensinar, evidenciando as limitações da lógica de organização da dinâmica entre ensino e
aprendizagem. Concluímos, também, que a teoria da Educação Física, no que diz respeito
dinâmica do processo ensino aprendizagem avança quando incorpora elementos da THC e da
PHC a este respeito.