POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL COMO DIREITO E PRÁTICA SOCIAL - UM ESTUDO DE CASO EM REDE MUNICIPAL DA BAHIA NO PERÍODO DE 2013-2023: MEDIAÇÕES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES
Educação Integral; Formação Humana; Omnilateral; Política de Direito; Pedagogia Histórico-Critica; Escola Pública; Prática Social.
A presente pesquisa tem como objeto de investigação a política de Educação Integral em Tempo Integral enquanto política de direito e prática social. Concebe a Educação Integral como formação e desenvolvimento do ser humano na perspectiva da formação omnilateral, compreende o desenvolvimento dos sujeitos em todas as dimensões, considerando as condições objetivas e subjetivas reais para seu pleno desenvolvimento histórico. Tem como objetivo central analisar as mediações, contradições e possibilidades da política de Educação Integral na rede municipal de Lagedo do Tabocal - Bahia, no período de 2013-2023, enquanto estudo de caso e assim apresentar uma síntese crítica propositiva de possibilidades superadoras a respeito da política de Educação Integral em Tempo Integral. Como problema de pesquisa situamos a seguinte questão: quais as mediações, contradições e possibilidades de superação na política pública de Educação Integral que vem sendo implementada, na rede municipal de ensino de Lagedo do Tabocal - Bahia, no período de 2013-2023? Neste sentido, a partir da concepção materialista histórico-dialética e da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos alcançar a raiz do problema por meio da análise da formação omnilateral enquanto concepção de Educação Integral aqui demarcada; refletir sobre classes sociais buscando compreender o papel e importância da escola pública para classe trabalhadora e da política pública educacional enquanto garantia de direito e papel do Estado.