O ENSINO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO À ATIVIDADE VOLUNTÁRIA NA EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES
Atividade; Atletismo; Adolescência; Educação Física; Interiorização
No ato pedagógico, a principal tarefa do educador é a identificação dos conhecimentos e das formas que promovem a emancipação humana plena, livre e voluntária. Nesse sentido, a pedagogia histórico-crítica elabora o compromisso político da escola alterar a relação social de ensino espontânea, cotidiana e inconsciente para os conteúdos sistematizados, não cotidianos e conscientes, promovendo o desenvolvimento humano integral da classe trabalhadora. Investigaram-se as orientações pedagógicas para o ensino da Educação Física no período de idade da adolescência, situando o problema da naturalização do ensino dos conteúdos à captação sensorial, produzindo a apropriação de generalizações do pensamento empírico sobre objetos culturais. Assim, a análise da categoria atividade de ensino da Educação Física e a sua relação com o desenvolvimento das operações em um nível qualitativamente novo do pensamento conceitual no período da idade de transição possibilitou elaborar a seguinte pergunta: Qual o papel do ensino das ações/operações para a formação da imagemsubjetiva da realidade objetiva, considerando a nova forma do pensamento conceitual que se apresenta ao adolescente na idade de transição?Nessa direção, o objetivo geral da tese é apresentar o ensino sistematizado das ações/operações dos objetos culturais que compõem o atletismo enquanto mediações necessárias à assimilação dos significados objetivos e ao desenvolvimento do estágio superior de generalização do pensamento conceitual. A tese fica assim constituída: a interiorização de signos constitui-se no meio de discriminar as mediações para a apropriação diferenciada dos significados objetivos do atletismo, impulsionando o desenvolvimento e domínio consciente do mecanismo estrutural das operaçõesintelectuais do pensamento conceitual surgidas nesse período de idade. O resultado da ação mediada pelos conteúdos objetivos do atletismo é a forma histórico-ontológica da corporalidade humana