Crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: aspectos legais e pedagógicos.
Crianças. Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Aspectos Legais e Pedagógicos.
O presente estudo visa compreender o processo de inclusão escolar de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) Os objetivos da pesquisa consistiram em: analisar o processo de inclusão escolar de crianças com TEA em creches e pré-escolas da Rede Municipal de Educação de Salvador-Ba; analisar os documentos legais e referenciais teóricos que subsidiam a Educação Inclusiva; identificar os conhecimentos dos professores de Educação Infantil a respeito dos aspectos legais e pedagógicos pertinentes ao processo de inclusão escolar de crianças com TEA; investigar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula com as crianças com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso em duas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo e um Centro Municipal de Educação (CMEI) da rede municipal de ensino de Salvador, bem como, o levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais e pedagógicos da inclusão escolar de crianças com TEA no segmento creche e pré-escola. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e da observação assistemática das crianças, nas unidades de ensino. As análises e reflexões apontadas nesta dissertação permearam o referencial analítico da abordagem materialista histórico-dialético, mais especificamente a Teoria Histórico-cultural, focalizando o contexto da inclusão escolar de crianças com o transtorno do espectro autista. Desta forma, os estudos empreendidos por Vigotski (1896; 1898; 2010; 2019), assim como releituras de sua obra feitas por Prestes e Tunes (2011; 2012; 2020), acrescidos demais autores (ARANHA, 22001; BIANCHI, 2017) que discutem a referida temática e que contribuíram para a complementação da fundamentação teórica desta pesquisa. Os achados indicam que a inclusão escolar de crianças com TEA na educação infantil tem ocorrido nas UE pesquisadas, entretanto a falta de investimento na formação continuada dos professores, recursos de infraestrutura e didáticos-pedagógicos são barreiras que dificultam este processo. Concluiu-se que a inclusão escolar de crianças com TEA é uma demanda coletiva da sociedade contemporânea e que precisa de um esforço conjunto para ser efetivada.