A Banda Sinfônica da UFMG: uma proposta para o ensino da Performance Musical Instrumental em Minas Gerais
Performance Musical Instrumental. Educação Musical. Praxial. Funções e acentuações do Ritmo. Banda Sinfônica.
Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de Performance Musical Instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, tendo o professor Anor presente na concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: Iniciação, Intermediária e Avançada. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria do O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de Observação Participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy.