TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE O USO DE MÍDIAS SOCIAIS NA PREFEITURA DE UMA CAPITAL BRASILEIRA
Mídias Sociais; Transformação Digital; Setor Público; Teoria da Estruturação Adaptativa.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) suportadas pela internet, a exemplo das mídias sociais, são meios de comunicação contemporâneas e têm alterado os modos de relacionamento entre indivíduos e organizações, estando os governos atentos à essa tendência. As organizações públicas têm vislumbrado possibilidades de promover a participação da sociedade por meio de mídias sociais. Nesse contexto, este trabalho objetivou compreender como a prefeitura de uma capital brasileira usa as mídias sociais e identificar o processo de transformação digital decorrente deste uso por meio de estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um modelo teórico analítico por meio da Design Science Research e selecionada e caracterizada a prefeitura de uma capital brasileira como campo empírico. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental, observação direta de sites e entrevistas. Os dados foram categorizados e analisados em triangulação utilizando a Teoria da Estruturação Adaptativa como lente teórica analítica. Os resultados evidenciaram a estrutura administrativa e o arcabouço legal e normativo referente ao uso de mídias sociais; os atores e os processos envolvidos com uso das mídias sociais e as características inerentes à transformação digital relacionada com o uso de mídias sociais. Ainda como resultados da pesquisa, foi verificado que, ao contrário do pressuposto inicial deste trabalho, o uso de mídias sociais pela prefeitura ocorre com hierarquia formal, embora com pouca normalização. Apesar de sofrer influência de diversos atores, conforme pressuposto, identificou-se que, no que tange ao uso de mídias sociais pela prefeitura estudada, o mais influente deles é o chefe do poder executivo, reafirmando o disposto na literatura de que a transformação digital pressupõe uma liderança forte e envolvida ativamente com a implantação e implementação das tecnologias, portanto, tem um viés top down. Nesse mesmo sentido, embora haja conflitos entre os atores que presidem o uso de mídias sociais na prefeitura estudada, estes são atenuados pelo exemplo e incentivo do líder, quanto à adoção da tecnologia em questão.