Banca de DEFESA: PAULO RAFAEL MONTEIRO NASCIMENTO

DISCENTE : PAULO RAFAEL MONTEIRO NASCIMENTO
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Escola de Administração, sala 18 - 3º andar Forma Híbrida

GOVERNANÇA TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO TURISMO RELIGIOSO NO “TERRITÓRIO DE FÉ” EM SALVADOR, BAHIA

Governança Territorial. Gestão Social. Turismo Religioso. Caminho da Fé

Este trabalho buscou entender como a governança do Turismo Religioso promovido pelo “caminho da fé” na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, Brasil, pode (re)qualificar esse itinerário como força propulsora do desenvolvimento territorial. A fundamentação teórica está sustentada na Governança Territorial e no Turismo Religioso estabelecendo um diálogo transversal com a gestão social e suas dimensões como capital social, poder local, redes interorganizações e intersetorialidade. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa e realizou-se um estudo de caso integrado com múltiplas unidades de análise. As unidades foram representadas por instituições religiosas que delimitavam, de forma contígua, o território de fé na Península de Itapagipe no município de Salvador, Bahia, Brasil. As unidades de análise foram escolhidas pela relação simbólica e/ou geográfica com o caminho da fé da Península de Itapagipe, bem como pelo potencial do Turismo Religioso desse itinerário. As instituições religiosas de confissão de fé católica, objeto deste estudo, foram Santuário de Santa Dulce dos Pobres, Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e João Paulo II. Na instituição religiosa de matriz africana, no caso em questão o Candomblé, a unidade de análise foi o terreiro denominado “Casa de Oxum”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e grupos focais. O material coletado foi codificado e analisado por categorias. A aplicação de um framework como arcabouço de um diálogo teórico-empírico com as dimensões e categorias propostas possibilitou avaliar a eficácia da metodologia proposta. Foram entrevistados 18 atores diretamente vinculados ao território de fé, como: Representantes das instituições religiosas, Associações de Moradores, Turistas e Peregrinos, Empreendedores locais, Operadores Turísticos, Gestores Públicos e Fundações/Organizações não Governamentais. Os resultados demonstraram que a Governança Territorial, apesar das iniciativas já realizadas e empreendidas no território de fé, tem potencial para a requalificação do Turismo Religioso no caminho da fé, impactando favoravelmente no desenvolvimento do território, especialmente com a observância e incorporação das dimensões do sistema de gestão social. Pôde-se concluir que há demanda e oportunidade para a requalificação do caminho da fé, tendo o Turismo Religioso como principal vetor de desenvolvimento do território.

Interno - 1289633 - ANDRE LUIS NASCIMENTO DOS SANTOS
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA