Banca de DEFESA: MARCIO SANTOS SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO SANTOS SAMPAIO
DATA : 27/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALAS DE MODALIDADES DE APRENDIZAGEM E SABERES DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes docente; Aprendizagem docente; Modelo TPACK; Escala Modalidades de Aprendizagem; Escala de Saberes Docente


PÁGINAS: 328
RESUMO:

O ensino na educação superior é uma atividade permeada de especificidades e complexidades que requer a aprendizagem e desenvolvimento de saberes docentes. No sentido de identificar tais saberes Koehler e Mishra (2006, 2007) desenvolveram o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) apontando os saberes de conteúdo, pedagógico e tecnológico e suas interrelações como basilares para a realização do ensino. Entretanto, o modelo TPACK não aponta possibilidades no que diz respeito aos modos de aprendizagem para a construção destes saberes. Diante dessa constatação teórica fizemos uma revisão sistemática de literatura (RSL) que, no período da sua realização tinha como objetivo realizar um mapeamento das pesquisas que utilizavam o TPACK tendo a educação superior como contexto. As lacunas identificadas pela RSL, sobretudo, àquelas que dizem respeito as correlações entre modos de aprendizagem, formação docente e saberes docentes, o que somada às nossas experiências pessoais como docente motivaram o desenvolvimento desta tese, cujo objetivo geral é avaliar, por meio de construção e validação de escalas, as relações entre as modalidades de aprendizagem docente e os saberes de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos para o ensino na educação superior. Para tanto, mobilizamos, para além do modelo TPACK, uma discussão teórica em torno dos saberes docentes e abordagens epistêmicas de aprendizagem individual-cognitiva e socioprática. Com o propósito de cumprir o objetivo adotamos uma abordagem metodológica de natureza quantitativa para a construção e validação de duas escalas (modalidades de aprendizagem e saberes docentes), ambas contextualmente adaptadas com o cenário da educação superior. As escalas tiveram seu conteúdo validado por meio de professores especialistas. Contamos com a participação de 838 docentes das instituições de ensino superior públicas do estado da Bahia. Para fins de operacionalização dos procedimentos metodológicos, utilizamos análises fatoriais exploratória, confirmatória e modelagem de equações estruturais por meio de linguagem computacional para estatística R e o ambiente Rstudio. Deste modo, defendemos a tese de que é possível associar as modalidades de aprendizagem da abordagem individual-cognitivista e socioprática com a construção dos saberes de conteúdo, pedagógico e tecnológico, por meio da construção e validação de escalas, voltados para o ensino no âmbito da educação superior. As escalas apresentaram evidências de validação baseada na estrutura interna do instrumento (consistência interna e fidedignidade). Para além das contribuições de ordem teórica e prática, destacamos como contribuição inovadora teórica da tese ocorreu quando avançamos teoricamente ao associar as modalidades de aprendizagem com estes saberes docentes. De modo geral, os resultados apontaram que: as modalidades de aprendizagem podem, isoladas ou conjuntamente, fornecer, em maior ou menor grau, suporte para a construção, desenvolvimento e compartilhamento dos saberes tipificados pelo TPACK; as escalas, para além do processo de validação, podem servir como um instrumento diagnóstico para avaliação da prática docente; a reflexividade, dialogicidade e as interações podem servir como catalisadores no processo de aprendizagem colaborativa; que a aprendizagem ocorre, na maioria das vezes, com a atuação combinada das duas abordagens epistêmicas (individual-cognitiva e socioprática); que se faz necessário o aprofundamento de um processo continuado de formação docente para a educação superior, principalmente, no que diz respeito aos saberes pedagógicos e tecnológicos, que se complexificam quando relacionados a variáveis de ordem sociodemográfica e de perfil docente. Deste modo, diante dos resultados obtidos confirmamos a nossa tese, mas a tomamos como um ponto de partida para pesquisas futuras que possam desdobrar os resultados encontrados sob a forma de diversas outras investigações que possam contribuir para pensar o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2677032 - ADRIANO LEAL BRUNI
Externo à Instituição - JADER CRISTINO DE SOUZA SILVA - UNEB
Interno - ***.408.645-** - MARCOS GILBERTO DOS SANTOS - IFBA
Externa à Instituição - MARY VALDA SOUZA SALES - UNEB
Interno - 2676634 - ROBERTO BRAZILEIRO PAIXAO
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 05:42
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA