PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) FACULDADE DE ECONOMIA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ALEXANDRE CONCEIÇÃO RODRIGUES

DISCENTE : ALEXANDRE CONCEIÇÃO RODRIGUES
DATA : 18/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/aad-nkfz-ese

UMA ABORDAGEM SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS NO FINANCIAMENTO REEMBOLSÁVEL DIRETO À INOVAÇÃO NO BRASIL

Ativos intangíveis; Inovação; Financiamento.

Na sociedade do conhecimento, os capitais intangíveis são a fonte de vantagem competitiva sustentável para as empresas, proporcionando mais produtividade e lucratividade para as organizações. O objetivo deste estudo foi abordar o uso dos ativos intangíveis no financiamento reembolsável direto à inovação nas principais agências de fomento do Brasil: FINEP, BNDES e BNB. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e usou um questionário com base em um modelo adaptado de avaliação de intangíveis de Deutscher (2008) com as seguintes dimensões de análise para os capitais: estratégico, ambiental, relacionamento, estrutural e humano. Por meio da metodologia quali-quantitativa no qual utilizou estatística descritiva e análise multivariada (Análise por Correspondência Múltipla – ACM) por meio do software R, 3 bancos e suas principais linhas de financiamento reembolsável direto a inovação participaram da pesquisa de campo no qual se identificou que todas as instituições utilizam os ativos intangíveis no processo de concessão de crédito, contudo com níveis de relevância diferentes em cada categoria com destaque para o capital estrutural no qual obteve a melhor avaliação na classe de considerável relevância (escala 4). O estudo trouxe reflexões às discussões sobre ativos intangíveis, como podem ser identificados e mensurados, inovação e sobre seu financiamento no Brasil.

Interno - 1242642 - ANDRE GARCEZ GHIRARDI
Externo à Instituição - CLEITON SILVA DE JESUS - UEFS