ENTRE A NAVALHA NO BOLSO E O FEITIÇO DECENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA VADIAGEM EM WILSON BATISTA E NOEL ROSA
Wilson Batista. Noel Rosa. Sociologia da Música. Samba. Vadiagem
A presente dissertação de mestrado versa sobre a representação da vadiagem nas canções de Wilson Batista e Noel Rosa. A pesquisa tem como objetivo analisar como estes sambistas representam de forma particular o cotidiano no qual estão inseridos, a partir do conjunto de símbolos que envolvem a malandragem na década de 1930. Para tal, no capítulo um, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando os autores Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para refletir sobre a relação entre arte e sociedade, firmando as bases para uma estética marxista. No capítulo dois, buscamos reconstruir o percurso pelo qual o samba se constitui enquanto gênero musical, desde o batuque, passando pelo registro autoral do primeiro samba em 1916, alcançando a sua consolidação enquanto um gênero musical em 1930. Por fim, no capítulo três, realizamos a análise de parte das canções de Wilson Batista e Noel Rosa. Para a consecução da análise das canções dos sambistas, fizemos uma pesquisa exploratória sobre o conjunto das obras dos compositores buscando àquelas mais ilustrativas acerca da temática proposta; e fundamentado na estética sociológica, buscamos analisar o conteúdo das canções selecionadas, relacionando-as com a totalidade da obra dos artistas.