CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA A AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS): A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Avaliação; Educação Permanente em Saúde; Gestão do Trabalho.
As dificuldades existentes no processo de trabalho em Saúde exigem ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) constantes e que respondam às necessidades de desenvolvimento de competências para a melhoria dos processos de trabalho. Todavia, o grande investimento em ações educativas traz consigo a necessidade de analisar os efeitos produzidos e a contribuição da EPS para mudanças no perfil profissional, nas práticas profissionais ou se foi capaz, ainda que indiretamente, de impactar nos indicadores institucionais e de saúde. Nesse sentido, é importante que como parte da ação educativa sejam desenvolvidos processos avaliativos. Este estudo tem como objetivo: Avaliar uma ação de EPS, na modalidade de Curso de Especialização, através da estratégia metodológica baseada em níveis e em profundidade. Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Tendo como participantes os 31 egressos do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) – 1ª turma, desenvolvido pela Escola de Saúde Pública da Bahia. Na construção dos questionários, considerou-se os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHAs) relacionadas aos objetivos do curso apresentados no Projeto pedagógico. Os resultados mostraram a contribuição do curso para o exercício das funções na gestão, no planejamento de ações, na coordenação de processos e serviços e na implementação de projetos, assim como desempenho qualitativo de aspectos atitudinais; quanto ao suporte organizacional, psicossocial e material indicou a percepção de pouco apoio, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de estratégias de suporte organizacional, visando fomentar maiores níveis de efeitos do curso, pois os projetos de intervenção não foram implementados. Conclui-se que o curso contribuiu para mudança de comportamento no cargo e também se identificou efeitos pontuais relacionados à elaboração de produtos técnicos como protocolos, procedimentos operacionais e manuais, fluxos assistenciais nos serviços, além da produção do conhecimento, como relatos de experiência e socialização do aprendizado em reuniões técnicas de equipe.