Banca de DEFESA: JONAS DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : JONAS DE OLIVEIRA NETO
DATA : 11/12/2023
LOCAL: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva

Relações comerciais entre prestadores de serviços odontológicos e operadora de plano privado exclusivamente odontológico em Salvador-BA

Serviços odontológicos, plano privado, prestadores.

Objetivo: Este estudo analisou a relação comercial entre os prestadores de serviços odontológicos e a operadora Odontoprev, no município de Salvador/BA, no ano de 2023. Método: Este foi um estudo com abordagem qualitativa realizada junto a clínicas prestadores de serviços odontológicos, permitindo explorar as diferentes percepções sobre as relações de conflito das partes aqui representadas, sobretudo fundamentando os diversos pontos de vista. Resultados: Há conflitos comerciais entre operadoras e prestadores, sendo que a principal natureza desses conflitos está relacionada às glosas de procedimentos e aos baixos valores pagos pelos procedimentos. A maioria dos proprietários de clínicas odontológicas busca o credenciamento majoritariamente visando aumentar o fluxo de pacientes no consultório ou para captar esses pacientes para procedimentos particulares a qual a operadora não oferece cobertura. O procedimento mais realizado pelos prestadores é raspagem alisamento e polimento supragengivais pelo fato do menor custo com material e laboratório odontológico. Quanto maior o número de colaboradores e cadeiras odontológicas, maior é o faturamento, o que reflete também no número de cadeiras odontológicas. Quanto mais cadeiras disponíveis maior será a quantidade de procedimentos e lucro. Nota-se que a glosa é o principal conflito existente entre os prestadores e a operadora, além das administrativas, que referem-se aos erros no preenchimento das guias no processo de troca de informações administrativas entre os prestadores e a operadora. O preço pago pela operadora pelo procedimento parece já aceito como tácito. Conclusão: No campo econômico, os agentes estão obrigados a submeter suas escolhas à lógica da maximização dos lucros, sob pena de serem eliminados do mercado. Sendo a concorrência um elemento fundamental, a concentração de operadoras é vantajosa para a Odontoprev já que há disputa entre 222 prestadores para a captação de seus clientes. A saúde coletiva, como um movimento ideológico com foco nas transformações da sociedade e enquanto campo de saberes e de práticas contempla tanto a ação do Estado quanto o compromisso da sociedade para a produção de ambientes e populações saudáveis incluindo a saúde bucal. Para compreender as recentes transformações no mercado é necessários novos estudos sobre as franquias odontológicas que têm uma lógica diferenciada das operadoras de planos. E também a necessidade de realizar mais pesquisas sobre os preços e a qualidade dos serviços odontológicos e a produção de saúde bucal nestes grupos, bem como a necessidade de melhores dados sobre os prestadores de serviços odontológicos privados.

Externa à Instituição - DANIELA GARBIN NEUMANN
Interna - 2778424 - CATHARINA LEITE MATOS SOARES
Externa ao Programa - 1319881 - LANA BLEICHER - nullExterno ao Programa - 1200168 - MARCEL LAUTENSCHLAGER ARRIAGA - nullPresidente - 1114664 - SONIA CRISTINA LIMA CHAVES
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 12:35