Banca de DEFESA: MAIRA MOTA SOUZA SANTOS

DISCENTE : MAIRA MOTA SOUZA SANTOS
DATA : 28/07/2023
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/85887353403?pwd=NDRhekR3K09SODkwaXZVY1BZQVJSQT09

Risco de disfagia em crianças com a síndrome congênita do Zika vírus em Salvador: um estudo exploratório.

Zika Vírus, Síndrome Congênita do Zika Vírus, Deglutição, Disfagia.

Introdução: A Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) é composta por cinco características específicas que a diferenciam de outras infecções congênitas: microcefalia grave com colapso parcial do crânio , contraturas congênitas, hipertonia precoce e sintomas de envolvimento extrapiramidal, cicatriz macular e manchamento retiniano pigmentar focal, e córtex cerebral fino com calcificações subcorticais. Essas características interferem no desenvolvimento inf antil provocando deficiências cognitivas, sensoriais e motoras, com tendência de agravamento dos sintomas neurológicos com o crescimento das crianças, sendo a disfagia um dos achados clínicos mais citados. Contudo, foram identificados poucos estudos que discutem o impacto populacional da presença da disfagia enquanto comorbidade característica na SCZV. Objetivo: Analisar a ocorrência do risco de disfagia nas crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, considerando a existência de alterações neuroanatômicas e as condições sociais das famílias. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, exploratório e descritivo, aninhado à coorte “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika vírus sobre o desenvolvimento cognitivo infantil: Um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica, em Salvador” do qual participaram 134 crianças. Foram coletados dados sobre risco de disfagia a partir do Instrumento de Rastreio para o Risco de Disfagia Pediátrica ( IRRD – PED), dados sobre condições socioeconômicas foram obtidos na aplicação do Questionário de Avaliação sociodemográfica desenvolvido pelos pesquisadores e as informações sobre alterações neuroanatômicas, a partir do banco de dados da investigação epidemiológica conduzida pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (CIEVS/SMS/SSA). Foram realizadas análises descritivas do risco de disfagia e das co-variáveis estudadas a partir da distribuição das frequências simples e relativas. Posteriormente aplicado o teste de Qui-quadrado e teste exato de Fisher para estimar as diferenças entre os grupos em risco de disfagia e aqueles sem risco de disfagia, considerando as características sociodemográficas e as alterações neuroanatômicas, respeitando-se os pressupostos para aplicação dos testes. Para todas as análises foi utilizado o STATA, versão 12. Resultados: Observou-se prevalência de risco de disfagia de 76,87% nas crianças com a SCZV desse estudo, dentre as quais a maioria era do sexo feminino, com 31 a 42 meses de idade, renda familiar de até 1 salário mínimo, com principal cuidador sendo em sua maioria mães, de raça/cor preta e parda, com escolaridade de ensino médio e superior, e beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Quando comparado o risco de disfagia de acordo com as variáveis neuroanatômicas e socioeconômicas, foi identificada maior prevalência de crianças com risco de disfagia entre aquelas que eram beneficiárias do BPC (62,14%), apresentavam ventriculomegalia (66,67%) e com registro de três a seis alterações neuroanatômicas (91,67%). Conclusão: A presença de ventriculomegalia, três a seis alterações neuroanatômicas e acesso ao BPC são os dados que corroboram com maior risco de disfagia dentre as crianças do estudo, permitindo o reconhecimento de grupos mais relevantes para intervenção precoce, que podem ter benefícios duradouros durante todo o curso do desenvolvimento da criança com a SCZV.

Externa ao Programa - 2721038 - CARLA STEINBERG - nullInterna - 2286127 - DARCI NEVES DOS SANTOS
Presidente - 2483956 - LETICIA MARQUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/07/2023 14:07