Banca de DEFESA: DIANA REYNA ZEBALLOS RIVAS

DISCENTE : DIANA REYNA ZEBALLOS RIVAS
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Sala 01 (térreo) - Instituto de Saúde Coletiva

Adesão e descontinuidade da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) entre adolescentes homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres transexuais no Brasil.

Adolescentes, HSH, TrMT, PrEP, descontinuidade, medidas de adesão.

Introdução: Desde 2017, a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) oral diária é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde brasileiro, e em 2022 a oferta foi estendida para adolescentes a partir dos 15 anos, sexualmente ativos e com risco aumentado de adquirir a infecção pelo HIV. Para garantir a eficácia na implementação da PrEP, é fundamental ter ferramentas custo-efetivas para identificar adolescentes que precisam de suporte adicional de adesão, bem como identificar fatores individuais, sociais e programáticos que possam levar à descontinuidade precoce da PrEP. Objetivos: 1) sumarizar a evidência sobre medidas para o monitoramento da adesão à PrEP; 2) avaliar a performance de medidas indiretas de adesão entre adolescentes homens que fazem sexo com homens (AMSM) e adolescentes travestis e mulheres trans (ATrMT) no Brasil; 3) estimar a descontinuidade de PrEP e investigar fatores associados entre AMSM e ATrMT. Métodos: A tese utiliza dados do estudo PrEP1519, a primeira coorte demonstrativa de PrEP que incluiu AMSM e ATrMT de 15 a 19 anos em três capitais brasileiras: Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Os desfechos avaliados foram as medidas de adesão a PrEP (autorrelato, contagem de pílulas, a razão de posse dos medicamentos) e a descontinuidade. E investigado preditores individuais, sociais e comportamentais da descontinuidade. Resultados: Três artigos foram desenvolvidos para responder aos objetivos. O primeiro artigo é uma revisão sistemática sobre a performance de medidas de adesão à PrEP. O segundo é um estudo de testes diagnósticos que avalia a performance de três medidas indiretas de adesão, usando como padrão ouro a quantificação de tenofovir difosfato (TFV-DP) em sangue total e armazenado em formato Dried Blood Spots (DBS). O terceiro artigo é um estudo de coorte que avalia a descontinuidade da PrEP e os fatores associados. Conclusões: A tese apresenta importantes contribuições para o monitoramento da adesão à PrEP entre adolescentes de populações chave para epidemia do HIV/aids. Os resultados sugerem que medidas indiretas de adesão são ferramentas custo-efetivas para monitorar a adesão à PrEP. Sendo que a combinação de medidas fornece informações mais precisas sobre a adesão. Além disso, a taxa de descontinuidade da PrEP entre adolescentes é elevada, e está associada com a percepção de risco de adquirir HIV e a vulnerabilidade das mulheres trans. A implementação da PrEP em adolescentes deve ser acompanhada de estratégias eficazes para monitoramento da adesão e para identificar e abordar fatores que possam diminuir a descontinuidade.

Externo à Instituição - THIAGO SILVA TORRES - Fiocruz - RJ
Externa à Instituição - VIVIAN HELENA IIDA AVELINO DA SILVA - USP