Banca de DEFESA: RAFAEL LARANJEIRA CERQUEIRA

DISCENTE : RAFAEL LARANJEIRA CERQUEIRA
DATA : 15/06/2023
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/89033431188?pwd=VSsva1F0aEJFdnJndHE4eTh3VzBIdz09

CARGA DA DOENÇA PARA COMORBIDADES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS NA BAHIA EM 2018

Carga da Doença, Diabetes Mellitus, comorbidades, fração atribuível populacional, anos de vida ajustados por incapacidade.

Introdução: A relevância de se estudar a Carga da Doença para comorbidades relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) reside nos elevados custos aos pacientes, seus familiares e para o sistema de saúde, pois suas complicações crônicas microvasculares (doença renal crônica, neuropatia, retinopatia e pé diabético) afetam negativamente a qualidade de vida, causam mortalidade precoce, além de gerarem absenteísmo ao trabalho. Objetivo: estimar a Carga da Doença para comorbidades relacionadas ao Diabetes Mellitus na Bahia, utilizando como indicador o Disability Adjusted Life Years (DALY) e a respectiva Fração Atribuível Populacional aplicada sobre a internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia em 2018. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico analítico de base populacional, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos microdados do Sistema Informações Hospitalar (SIH/SUS), no estado da Bahia, Brasil, no ano de 2018. Para isso, foram calculados a fração atribuível populacional (FAP) e o indicador anos de vida ajustados por incapacidade (DALY), segundo a mais recente metodologia dos estudos de Carga Global da Doença. A carga das comorbidades foi obtida pelo produto entre a FAP e o DALY previamente calculados. Resultados: Para a doença renal crônica por DM, foi encontrada FAP de 32,51%; com relação a neuropatia diabética, a análise em diferentes cenários mostrou que ter diabetes aumenta até 75,7 vezes a chance de desenvolver esta complicação; em relação a retinopatia diabética, foi encontrada variação similar, com a FAP obtida em 1,14%. Os DALY total foi de 44,9 por mil habitantes, dos quais 66,04% se referiram ao componente de morbidade e 33,96% ao de mortes prematuras. Em relação ao sexo, tanto homens quanto mulheres tiveram o componente de morbidade com maior contribuição para carga da DM. Entretanto, paras as faixas etárias até 44 anos, o componente de mortalidade tem maior peso, situação que se inverte a partir dos 45 anos. As mulheres registram maior número absoluto de YLL e YLD (7.030,4 e 13.448,2, respectivamente), em relação aos homens (5.640,5 YLL e 11.188,2 YLD). No entanto, quando se verificam as taxas, o sexo masculino supera o feminino, com o primeiro apresentando taxa de 51,91 DALY por mil habitantes, contra 40,55 DALY por mil do segundo grupo. Em relação à carga das comorbidades, para doença renal crônica por diabetes, foram quantificados 12.131,3 DALY, a uma taxa de 14,6 DALY por mil habitantes, com os homens obtendo 16,9 DALY por mil e as mulheres 13,2 DALY por mil habitantes; a neuropatia diabética apresentou um total de 139,8 DALY, com taxa de 0,17 DALY por mil habitantes, das quais 76,7 DALY se referiram às mulheres (0,15 DALY por mil habitantes) e 63,1 foram atribuídos aos homens (0,19 DALY por mil habitantes). Já para a RD, foram observados 426 DALY no total, com taxa de 0,51 DALY por mil habitantes, dos quais as mulheres detiveram 233,9 DALY (0,46 DALY por mil habitantes) e os homens 192,2 DALY (0,59 DALY por mil habitantes). Conclusões: Conforme analisado, ter de DM é um fator de risco elevado para desenvolver complicações crônicas microvasculares relacionadas. Entre a população de internados, foi notado um peso maior para morbimortalidade entre os homens quando comparados com as mulheres, indicando necessidade de planejar intervenções e políticas de prevenção voltadas a este segmento da população.

Presidente - 2425791 - ERIKA SANTOS DE ARAGAO
Externo à Instituição - GUSTAVO NUNES DE OLIVEIRA COSTA - UNIFACS