SUPER-HERÓIS NEGROS E SUPER-HEROÍNAS NEGRAS: TECENDO HISTÓRIAS, RISCANDO IDEIAS
Escrita; Leitura; Protagonismo, HQ’s; Texto.
Apresento neste memorial uma pesquisa intervencionista etnográfica denominada Super-Heróis negros e Super-Heroínas negras: tecendo historias, riscando ideias, elaborada no Mestrado Profissional em letras – PROFLETRAS, cujo objetivo maior é, por serem letramentos correlatos, o aprimoramento/aquisição das competências leitora e escritora em uma classe de 9º ano do ensino fundamental pertencente à Rede Municipal de Salvador/BA. A intervenção comporta, a partir de atividades lúdicas e prazerosas como a apreciação de filmes de personagens superpoderosas, reflexões de contextos históricos e leituras de histórias em quadrinhos (GIBIS), a criação e a produção de narrativas também de histórias em quadrinhos, doravante denominada HQ’s, constituídas de personagens superpoderosas negras sendo que essas personagens deverão atuar como protagonistas das narrativas; a classe poderá usar personagens já existentes ou até mesmo criá-las. Para a elaboração dessa proposta de pesquisa intervencionista, parto dos pressupostos de Letramento de STREET, KLEIMAN, SOARES e TFOUNI; das reflexões históricas dos negros de ADICHIE, HOOKS e SOUZA; das concepções de educação de FREIRE e ARROYO; das concepções de gêneros textuais de MASCUSCHI, POSSENTI e BRONCKART; das concepções do gênero história em quadrinhos de VERGUEIRO, EISNER, IANNONE, MANGUEL e MOYA. Para a metodologia das atividades de intervenção apoiei-me em DOLZ e SCHNEUWLY; usei ainda concepções de diversos outros estudiosos tão renomados quanto os que foram citados. Espera-se que os alunos e as alunas que compõem a classe, após a aplicação da intervenção, estejam referidas competências, que consigam encontrar seu lugar de a desenvolver o respeito por si e pelo outro.