DA INTERNET PARA A SALA DE AULA:
a leitura crítica de memes nas aulas de língua portuguesa sob as lentes da educação multicultural
memes - leitura crítica - material didático
Este memorial de formação é resultado de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal da Bahia, onde apresento o percurso por mim trilhado, destacando fatos que nortearam a minha constituição pessoal e profissional na área de ensino. O objetivo deste trabalho foi elaborar um caderno didático-pedagógico com o gênero textual meme, visando o desenvolvimento de uma prática de leitura crítica que amplie o mundo textual dos/as alunos/as. Suas bases teóricas são a multimodalidade (Kress e Van Leeuwen, 2001; Ribeiro, 2021); a pedagogia dos multiletramentos (Cope e Kalantzi, 2008, Rojo, 2012 ), a leitura crítica (Antunes, 2003, Marcuschi, 2008); a educação multicultural (Candau e Moreira, 2013); os memes de Internet (Shifman, 2014, Knobel e Lankshear, Chagas, 2020) e os estudos sobre o humor (Possenti,1998, 2011; Ramos, 2009, 2011). As cinco oficinas didático-pedagógicas resultantes desta pesquisa, embasadas nas teorias acima mencionadas, propõem atividades que utilizam o meme numa perspectiva crítica e buscam contribuir não só para a formação de leitores/as críticos/as, capazes de questionar o que está posto nos textos e no mundo, mas também para tentar produzir mudanças na forma de abordagem de um gênero textual que conversa diretamente com o contexto multicultural dos/as estudantes.