Banca de DEFESA: LILIANA SILVEIRA SANTOS SILVA

DISCENTE : LILIANA SILVEIRA SANTOS SILVA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: Instituto de Biologia

A DEGRADAÇÃO DAS PRAIAS URBANAS EM SALVADOR-BA: UM CONTEXTO FAVORÁVEL À MULTIDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA

Cultura Oceânica; Educação Ambiental; Ecossistemas Costeiro; Praias Urbanas; Multidisciplinaridade; Sensibilização Ambiental

A Cultura Oceânica, também conhecida como Ocean Literacy, busca educar a sociedade sobre a importância dos oceanos e promover a consciência ambiental oceânica. No Brasil, a expressão foi adaptada para "Cultura Oceânica" e visa incluir conteúdos sobre ciências oceânicas na educação formal. No entanto, as ameaças aos ecossistemas costeiros são complexas e difíceis de compreender para o público em geral. A Educação Ambiental desempenha um papel importante na abordagem dessas questões, permitindo que os estudantes compreendam melhor os problemas ambientais e desenvolvam um pensamento crítico. A proposta deste trabalho é levar a Cultura Oceânica para as escolas públicas estaduais em Salvador, abordando questões relacionadas aos ecossistemas costeiros, especialmente as praias urbanas. O objetivo é proporcionar uma educação multidisciplinar que estimule o desenvolvimento de consciência ambiental oceânica e a participação ativa na resolução dos problemas ambientais. Os materiais didáticos desenvolvidos incluem uma sequência didática para o estudo de praias urbanas e um roteiro de aula de campo na Praia da Pituba. A abordagem multidisciplinar envolve conteúdos de Biologia, Geografia e Geomorfologia, com o objetivo de identificar distúrbios ambientais, propor intervenções e analisar sua viabilidade sob diferentes perspectivas. Desta forma, este trabalho destaca a importância dos ecossistemas oceânicos e costeiros, os impactos das atividades humanas e a necessidade de educar as gerações futuras sobre a Cultura Oceânica e a importância da conservação dos ambientes marinhos.

Presidente - 3298947 - LUISA MARIA DIELE VIEGAS COSTA SILVA
Interno - 3198943 - FRANCISCO KELMO OLIVEIRA DOS SANTOS