Banca de DEFESA: ERICA LIMA FERREIRA

DISCENTE : ERICA LIMA FERREIRA
DATA : 24/04/2023
LOCAL: Sala 1 - Instituto de Biologia da UFBA

USO DE SISTEMAS ALAGADOS CONSTRUÍDOS NA BIORREMEDIAÇÃO DE COMPOSTOS ORGANOCLORADOS E NITROAROMÁTICOS

Zonas húmidas construídas; Sistemas alagados construídos; Wetlands construídas; Organoclorados; Nitroaromáticos; Fitorremediação

Organoclorados e nitroaromáticos são compostos orgânicos com relevância em termos de riscos ambientais pela sua toxicidade e persistência. Esses compostos são resistentes à oxidação e hidrólise química ou biológica. O aumento da industrialização, o crescimento populacional e as atividades agrícolas têm contribuído para a contaminação do meio ambiente por esses compostos. A contaminação está ligada ao descarte de produtos agrícolas, fármacos, polímeros e resíduos de pigmentos. Portanto, encontrar ferramentas para o tratamento de ambientes contaminados tornou-se cada vez mais necessário. Uma dessas ferramentas é o uso de zonas úmidas construídas, que têm a capacidade de melhorar a qualidade da água contaminada por meio de processos biológicos, químicos e físicos. O primeiro capítulo revisou, de forma sistemática, a literatura sobre uso de zonas úmidas construídas na biorremediação de compostos organoclorados e nitroaromáticos. Foram analisados artigos selecionados por critérios de inclusão e exclusão obtidos nas bases Web os Science e Scopus. Foram selecionados 24 artigos de revistas indexadas que avaliaram diferentes formas de uso de zonas úmidas. Foram compiladas informações sobre os padrões construtivos dos sistemas (espécies utilizadas, material de construção, dimensões, eficácia de tratamento alcançada). O segundo capitulo, apresenta um relatório de resultados de uma coprodução de conhecimento com o setor produtivo. Um sistema piloto de zonas úmidas construídas em um sítio industrial desativado com passivo ambiental de contaminação de águas subterrâneas foi monitorado quanto ao crescimento das espécies vegetais e contaminação dos tecidos vegetais. O relatório objetivou avaliar o vigor das populações vegetais e o risco ecológico do uso das plantas. Foi concluído que as plantas utilizadas estabeleceram populações vigorosas nos sistemas de tratamento e que, alguns contaminantes, em especial anilinas/cloroanilinas e nitroclorobenzenos apresentam risco ecológico considerável em sistemas de tratamento reais e devem ser avaliados nos tecidos vegetais visando uma segurança ambiental na aplicação desses sistemas.

Externa à Instituição - ALESSANDRA ARGOLO DO ESPIRITO SANTO
Presidente - 3444827 - GILSON CORREIA DE CARVALHO