PERFIL DOS ESTUDANTES DA UFBA SUBMETIDOS À AVALIAÇÃO PERÍCIAL DE SAÚDE: ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O MONITORAMENTO DOS AFASTAMENTOS ACADÊMICOS
Saúde Mental, Estudantes Universitários, Processo Acadêmico, Trancamento de Matrícula, Perícia Médica, Monitoramento.
Introdução: A vida universitária pode ser fator de estresse para muitos estudantes e, quando associada a outros aspectos, podem acarretar sintomas de sofrimento psíquico que compromete a sua saúde mental do estudante, ao ponto dele não conseguir dar seguimento nos estudos e por isso, entrar com processo acadêmico para trancamento de matricula por motivo de saúde. Objetivo: Analisar o perfil dos estudantes atendidos pela perícia médica do SMURB que entraram com processo acadêmico por motivo de saúde mental, com vistas a elaborar um instrumento para o monitoramento de afastamento estudantil. Método: Estudo de caso de natureza exploratória e documental que tem por objetivo desenvolver uma tecnologia, ferramental, qual seja o instrumento de monitoramento para o alunado afastado das atividades acadêmicas por problemas de saúde mental no sistema de automação do SMURB, a partir do estudo e descrição do perfil dos estudantes periciados que entram com processo de trancamento de matricula por motivo de saúde mental na UFBA. Resultados: Constatou uma predominância de alunos na faixa etária 25 a 34 anos, do sexo feminino que não tinham companheiro, sem filhos, sem trabalho, natural de Salvador -Ba e região metropolitana e que não tinham plano de saúde. Os resultados relacionados à caracterização acadêmica e pericial revelaram que a área de ciências biológicas e profissões da saúde e os cursos da graduação em medicina e BI Saúde abarcam o maior número de estudantes que tem processo acadêmico por problemas de saúde mental, enquanto na pós-graduação foram os alunos de doutorado com predominância dos cursos de arquitetura e urbanismo e ciência da computação. As justificativas relatadas pelos estudantes como gatilho para o sofrimento psíquico estavam relacionadas a problemas familiares e ao contexto acadêmico como sobrecarga de estudos, dificuldade na redação da escrita da Tese/ Dissertação, além da competitividade no curso de BI Saúde. Conclusão: A identificação do perfil sociodemográfico, clínico, pericial e acadêmico dos estudantes permitiu objetivar características relativas ao sofrimento mental de acadêmicos e possibilitou construir e validar uma proposta de instrumento de monitoramento e acompanhamento do afastamento estudantil. Espera-se colaborar com a organização dos processos de trabalho no SMURB, permitindo qualificar a análise situacional dos acadêmicos tendo em vista propor ações de promoção e atenção à saúde mental no campus e favorecer o acompanhamento individual do retorno de cada estudante.