Banca de DEFESA: TATIANA PRAXEDES RODRIGUES CHEQUER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA PRAXEDES RODRIGUES CHEQUER
DATA : 01/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: IMS-CAT-UFBA
TÍTULO:

Organização dos Centros de Especialidades Odontológicas e sua interface com a Atenção Primária em Saúde na região de saúde de Vitória da Conquista, Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Serviços de saúde bucal; Especialidades Odontológicas; Regionalização; Atenção Primária à Saúde; Integração de Sistemas.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a organização dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e sua interface com a Atenção Primária em Saúde, na região de saúde de Vitória da Conquista, Bahia. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, numa perspectiva crítico-analítica. Para produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas (gestores, cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família e cirurgiões-dentistas dos CEO), observações nos CEO e análise documental. Os dados foram interpretados a partir da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontaram que a oferta de atenção especializada em saúde bucal, por meio do CEO, na região de saúde de Vitória da Conquista, foi incipiente, com pouca perspectiva de crescimento, uma vez que o tema saúde bucal não foi prioridade nas agendas dos governos locais e estadual. Houve dificuldades em firmar uma cooperação intergovernamental na região, capaz de implantar CEO na perspectiva regional e construir uma rede de atenção em saúde bucal que atendesse a população nos diferentes níveis de atenção. Os CEO existentes apresentaram baixo desempenho e necessidade de adequação na oferta de especialidades de acordo com às necessidades da população. Houve problemas na organização do serviço como o desabastecimento de insumos, não substituição dos pacientes faltosos, descumprimento da carga horária pelos especialistas e dificuldades no acesso devido a barreiras geográficas. Em relação à sua interface com a estratégia saúde da família, os CEO caracterizaram-se como serviços autônomos, em que os profissionais trabalham isolados, não havendo fluxos comunicacionais entre estes e os profissionais de outros níveis de atenção. Todos esses desafios têm representado entraves para a integralidade nas ações em saúde bucal na região e, por conseguinte, para garantia da continuidade do cuidado. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1553664 - ADRIANO MAIA DOS SANTOS
Interno - 1580064 - JOSE PATRICIO BISPO JUNIOR
Externo à Instituição - ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS
Notícia cadastrada em: 02/09/2019 12:09
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA