CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONJUNTOS E ANÁLISE COMBINATÓRIA
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Ensino de Matemática
Conjuntos
Análise Combinatória
Inclusão Escolar
A dissertação tem como objetivo principal descrever e propor práticas inclusivas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória, fundamentadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). O enfoque da proposta é construir e desenvolver práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de Matemática, considerando a diversidade presente em sala de aula. O trabalho inicia com uma introdução sobre o tema da inclusão escolar, abordando as definições de adaptação, legislações pertinentes e a importância do DUA, juntamente com os princípios e diretrizes que orientam sua aplicação em sala de aula. Destaca-se também o papel crucial do professor de Matemática no processo de inclusão.
Após a contextualização do DUA, o trabalho concentra-se nas propostas pedagógicas para o ensino de Conjuntos e Análise Combinatória no Ensino Médio. Isso inclui a elaboração de materiais didáticos e o planejamento de práticas variadas para aplicação em sala de aula. O texto destaca a importância da observação constante da dinâmica entre o ensino e a aprendizagem por parte do professor, avaliando a compreensão dos estudantes, a pertinência dos exemplos e os problemas apresentados. Conforme preconizado pelo DUA, a participação, a motivação e o engajamento dos estudantes são cruciais para garantir a efetividade do processo de aprendizagem.
O desenvolvimento do trabalho explora como as propostas pedagógicas podem facilitar o ensino e aprendizagem de Matemática para todos os estudantes, possibilitando a compreensão de conceitos, resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no cotidiano. Conclui-se que as propostas apresentadas podem servir de inspiração para outros professores, contribuindo para a promoção da aprendizagem inclusiva de todos os estudantes, independentemente de serem Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ou não.