Banca de DEFESA: LARISSA DE CARVALHO SILVEIRA

DISCENTE : LARISSA DE CARVALHO SILVEIRA
DATA : 04/04/2023
LOCAL: Virtual - videconferência

Qualidade do sono de graduandos do bacharelado interdisciplinar em saúde da Universidade Federal da Bahia

Sono. Estudantes. Graduação

Este trabalho, de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, tem como objetivo avaliar a qualidade do sono de graduandos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para isso, esta pesquisa, realizada a partir da elaboração de uma coletânea de artigos que versam em torno dessa questão, se dividiu em dois produtos: o primeiro artigo trata da qualidade do sono de estudantes da graduação do BIS da UFBA durante a pandemia de COVID-19 e foi realizado a partir de coleta de dados primários por meio de um questionário aplicado aos estudantes, contendo perguntas relativas às características socio-demográficas e questões para aferição do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. O segundo, por sua vez, foi realizado com o intuito de estimar a prevalência de sonolência excessiva diurna (SED) e fatores associados em graduandos do BIS da UFBA, e assim, discute os principais fatores associados à SED nos estudantes do BIS. Os resultados dos artigos contribuíram para identificar uma elevada prevalência de qualidade do sono ruim e a SED nos estudantes do BIS. Foram observadas também associações entre qualidade do sono e variáveis modificáveis e não modificáveis. Além disso, foi observado que, com a chegada da pandemia de COVID-19, a maior parte dos graduandos perceberam alteração no sono. Espera-se que este estudo sirva de subsídio para fomentar discussões sobre a qualidade do sono nos graduandos e as intervenções sobre programas educacionais do sono no ensino superior, aumentando o nível de conhecimento sobre esse assunto entre a comunidade acadêmica e a propagação de hábitos de sono mais saudáveis por meio de atividades e ações sobre higiene do sono e sobre a importância da prevenção da má qualidade do sono e SED, que prejudicam o bem-estar e a saúde dos estudantes.

Externa ao Programa - 2865507 - CARLA HILARIO DA CUNHA DALTRO - nullInterna - 1034103 - MARIA BEATRIZ BARRETO DO CARMO
Externa ao Programa - ***.267.516-** - TANIA MARIA DE ARAUJO - UEFS
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 09:54