Banca de DEFESA: LIDIA CABRAL MOREIRA

DISCENTE : LIDIA CABRAL MOREIRA
DATA : 20/10/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-doutorado-de-lidia-cabral-moreira

INVESTIGANDO CARACTERÍSTICA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM RELACIONAL

corpo humano, sistemas fisiológicos, design educacional, ensino relacional, validação, fisiologia humana

Esta tese parte de uma crítica ao ensino conteudista, memorístico e fragmentado, que histórica e tradicionalmente é praticado na abordagem de conteúdos de fisiologia humana no Ensino Médio. Essa abordagem se restringe ao conhecimento dos componentes dos sistemas e suas funções, sem estabelecer relações entre eles ou relacioná-los a processos fisiológicos mais amplos. Isso acarreta uma série de problemas para compreensão dos estudantes sobre a complexidade do corpo humano. O objetivo geral desta tese é investigar princípios de design de uma intervenção educacional para promover entendimento de fisiologia humana numa perspectiva relacional. Primeiramente, apresentamos e discutimos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de fisiologia humana na literatura brasileira. Em seguida, construímos uma estrutura conceitual para abordagem relacional da fisiologia humana – estrutura CMF e argumentamos sobre os critérios dessa estruturação e forma de aplicação. Posteriormente, elaboramos e validamos uma intervenção educacional com abordagem relacional para ensinar fisiologia humana no Ensino Médio e utilizamos o referencial teórico da Pesquisa de Design Educacional para elaborar três princípios de design para a intervenção. No terceiro momento aplicamos essa intervenção no contexto real da sala de aula do 3º ano, abordando os conteúdos de sistema digestório, respiratório e circulatório, para validar os princípios de design e analisamos os resultados dessa validação. Para coletar os dados que compõem essa tese utilizamos diversos instrumentos de coleta de dados, como, livros e artigos disponíveis na Web, questionário de validação pelos pares, testes de validação e os instrumentos para coletar os dados de aprendizagem dos estudantes (Testes de conhecimento e Resolução de questões da QSC). Os resultados dão uma série de indicativos que apontam que os princípios de design foram validados a partir do alcance das nossas expectativas de ensino para cada um dele, como o princípio de uso didático de uma QSC e abordagem relacional da fisiologia humana. O princípio de trabalho cooperativo foi razoavelmente validado e fazemos apontamentos de melhoria para aplicação em estudos futuros. Esperamos que este estudo contribua para outras pesquisas que pretendem investigar características de intervenções educacionais no âmbito do ensino de Ciências, sendo seus resultados parâmetros para gerar insights sobre a utilização da QSC e da abordagem relacional no ensino de fisiologia humana.

Presidente - 1318903 - AMANDA AMANTES NEIVA
Interno - 963.380.080-34 - ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA