Banca de DEFESA: JULIANA DE OLIVEIRA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DE OLIVEIRA FONSECA
DATA : 20/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-mestrado-de-juliana-de-oliveira-fonseca
TÍTULO:

“PESCANDO MUDANÇAS”: EMBARCAÇÕES, ARTES DE PESCA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA COMUNIDADE DAS POÇAS, CONDE-BA


PALAVRAS-CHAVES:

comunidades pesqueiras; mudanças; embarcações; artes de
pesca; fotoetnografia; educação intercultural; desenvolvimento profissional de
professores


PÁGINAS: 162
RESUMO:

O Brasil possui dimensão continental e abriga comunidades plurais, com modos
diversos de se relacionar com o ambiente e com as mudanças ao longo do tempo
em seus territórios. Esta diversidade, no entanto, é frequentemente desvalorizada
no processo de educação escolar e ainda se encontra na literatura e na prática do
ensino de Ciências a perspectiva de que os conhecimentos que os estudantes
compartilham em sala de aula devem ser substituídos por conceitos científicos no
processo de ensino. Todavia, os conhecimentos compartilhados pelos estudantes na
escola estão, em parte, profundamente ligados aos seus contextos socioculturais de
origem, sendo importante compreender as especificidades de cada localidade em
que a escola está inserida, de modo a construir um ensino mais próximo da
realidade dos estudantes, dos professores e das professoras, dos familiares e dos
demais membros das comunidades, bem como atribuir o valor devido à maneira
como entendem e se situam no mundo. Na medida em que ajudam a compreender
os conhecimentos culturalmente situados que estudantes trazem para a sala de
aula, estudos etnográficos, antropológicos e etnobiológicos trazem contribuições
para a pesquisa e a prática no ensino de Ciências. No presente estudo, buscamos
compreender as mudanças ao longo do tempo na cultura pesqueira da comunidade
das Poças (Conde-BA) - principalmente aquelas ocorridas com as embarcações e
artes de pesca. Delimitamos o tema central da pesquisa a partir de diálogos com os
moradores da comunidade sobre quais aspectos da cultura local deveriam estar
presentes, por sua importância, em nossas pesquisas e em nosso trabalho
colaborativo com as professoras da escola local. Para a construção da presente
pesquisa, utilizamos diferentes narrativas, como a audiovisual, a fotoetnografia e a
escrita, e métodos qualitativos, como entrevistas semi-estruturadas, observações
participantes, anotações no caderno de campo e gravações de áudio, sempre com o
consentimento informado de cada participante. A partir da análise dos dados, foi
possível perceber que o processo de captura das imagens esteve, na maioria das
vezes, restrito à equipe de pesquisa. Por isso, elaboramos a proposta “Olhares
plurais: produções audiovisuais e fotográficas em espaços educativos”, na qual as
pescadoras, os pescadores, as professoras e os estudantes possam ser agentes de
todas as etapas de construção dessas narrativas. Embora a pesquisa que
realizamos tenha sido crucial para compreendermos como se modificaram as
embarcações e as artes de pesca na comunidade ao longo do tempo, será
importante que as narrativas aqui apresentadas sirvam também como inspiração
para a realização de estudos futuros em que os moradores das comunidades
pesqueiras sejam os protagonistas de todo o processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interna - 2920919 - BARBARA CARINE SOARES PINHEIRO
Externo ao Programa - 2178516 - MARCO TROMBONI DE SOUZA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 19/07/2021 14:18
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