A Teoria Antropológica do Didático: um percurso de estudo e pesquisa a partir de teses e dissertações defendidas no Brasil.
Teoria Antropológica do Didático. Dialética. Metanálise. Didática da Matemática.
Este estudo tem como objeto de análise a Teoria Antropológica do Didático (TAD) discutida teórica e metodologicamente nas dissertações e teses brasileiras defendidas no período de 2005 a 2017, na área da Educação Matemática nos programas de pós- graduação do Brasil. Como questões de pesquisa buscamos responder: Qual o estado atual de apropriação da TAD nas pesquisas brasileiras no período de 2005 a 2017? Compondo um Percurso e estudo e Pesquisa, essa questão principal levou a elaboração de outras questões: Quais os principais programas e pesquisados que discutem a TAD? Quais as condições e restrições que conduzem as maneiras de agir e pensar sobre tais pesquisas a partir da dialética mídia-meio? Quais as contribuições que esses estudos fornecem para o campo de formação de professores de matemática? Quais as contribuições para o campo da Didática da Matemática? Para o corpus final dessa pesquisa, foram selecionadas as teses defendidas na área de conhecimento da Educação Matemática, a partir do Portal do Banco de Teses da Capes, que tiveram como principal referencial teórico/metodológico a TAD e como sujeitos da pesquisa a figura do professor de matemática. Como hipótese de pesquisa temos que o estudo metanalítico, com análises e discussões baseadas na dialética mídia meio proposta por Chevallard, busca compreender as condições econômicas e ecológicas do estado atual de apropriação da TAD. A análise do material selecionado seguem as etapas e métodos da Metanálise Qualitativa promovendo uma discussão com a dialética mídia-meio de forma a obtermos novas compreensões a partir dos discursos dos autores. Buscamos dessa forma, responder as questões propostas para essa investigação, contribuindo para o campo de pesquisa da Teoria Antropológica do Didático.