Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTOVAO MASCARENHAS CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTOVAO MASCARENHAS CORDEIRO
DATA : 06/04/2022
LOCAL: Formato virtual

MEMÓRIA EDITORIAL DA UFBA: A CONSTITUIÇÃO DO SEU ACERVO

Memória institucional. Lugares de Memória. Acervo. Edufba

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) é uma importante referência na promoção do saber, mas a memória dessa instituição, parte fundamental da difusão dos conhecimentos acadêmicos gerados pela comunidade universitária, ainda carece de estudos. Este trabalho tem como objetivo auxiliar na composição e reorganização do acervo editorial da Edufba que atualmente se encontra disponível, embora de maneira incompleta e lacunar, no espaço Lugares de Memória da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, no campus de Ondina. Caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho predominantemente qualitativo, revisitamos a história do livro na Bahia desde os seus primórdios até os dias mais atuais, em que observamos a importante atuação das editoras universitárias. Foi essencial para a pesquisa as reflexões sobre memória institucional, lugares de memória e o papel das editoras universitárias na sociedade. Como produto deste estudo ainda em desenvolvimento, almejamos, além da composição do acervo da editora na Seção Memórias da universidade, traçar o perfil histórico editorial da Edufba através de suas obras publicadas entre os anos de 2015 e 2020, de modo a compreendermos de que maneira as publicações da editora representam e apresentam os conhecimentos gerados pela universidade.

Presidente - 2509662 - ALICIA DUHA LOSE
Interna - 1089982 - RISONETE BATISTA DE SOUZA