Banca de DEFESA: DANIELA MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA MOREIRA DA SILVA
DATA : 20/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesas PPGLinC
TÍTULO:

O APRENDIZADO DA ESCRITA E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA MEDIADOS PELO SOFTWAREHAGÁQUÊ


PALAVRAS-CHAVES:

Língua; Escrita; Autoria; História em quadrinhos; Tecnologia; Ensino.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

As mudanças que ocorrem na sociedade atual refletem as constantes inovações tecnológicas. Devido à sua natureza e imersa nessa realidade de celeridade tecnológica atual, a língua também é modificada rapidamente na sociedade contemporânea e seus usos, em muitos contextos, se faz por intermédio das chamadas TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Esta dissertação é devotada à reflexão sobre o impacto das TDIC em certos aspectos do ensino da Língua. Mais especificamente, a discussão aqui proposta focaliza-se na investigação de como o uso do software HagáQuê, projetado para confecção de historias em quadrinhos no computador, poderia contribuir para o aprendizado da escrita e a construção da autoria. Discute-se também a possibilidade de contribuir para a formação de sujeitos críticos e autônomos, seja no contexto dos processos comunicativos, como também na valorização do acesso e prática das diversas modalidades discursivas que se materializam na sociedade. Assim, este estudo propôs uma intervenção pedagógica de produção textual mediada por ferramenta digital com estudantes do 6º ano de um colégio da rede estadual, localizado em Paripe, bairro que constitui o subúrbio ferroviário de Salvador-Ba.  A pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada, adotando-se uma abordagem qualitativa interpretativista, recorrendo-se, por um lado, a elementos da etnografia da prática escolar, por outro, da pesquisa-ação. O conjunto dos instrumentos utilizados para a geração dos dados compõe-se de dois questionários, da observação e registro em diário de campo, da aplicação de sequência didática visando a produção textual dos estudantes e finalmente, dos textos produzidos pelos mesmos. A perspectiva teórica que embasa o desenvolvimento da pesquisa e as reflexões aqui tecidas centram-se na concepção de língua/linguagem e de gêneros do discurso desenvolvidas pelo círculo bakhtiniano; nos estudos dos letramentos e dos multiletramentos; nas relações entre escrita e autoria. Além disso, também se apresentam reflexões acerca da história em quadrinhos como gênero atualmente bastante utilizado para o ensino língua, e sobre as relações entre educação e tecnologia, pensadas a partir da pedagogia crítica proposta por Freire (2012, 2016). A análise e discussão dos resultados revelam potencialidade e limitações no processo de produção textual mediado pelo software HagáQuê. As potencialidades centram-se nas possibilidades de construção de mecanismos para o trabalho colaborativo, criativo e crítico. As limitações relacionam-se ao desencontro entre a inventividade dos estudantes as reduzidas possibilidades do software. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externo ao Programa - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA
Externo ao Programa - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 22/04/2019 16:26
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