PEI-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI-P) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: MARAISA DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE : MARAISA DOS SANTOS SOUZA
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Sala de videoconferência RNP_UFBA_PEI

REDUÇÃO DE PERDAS EM MANUFATURA DE VIDRO TEMPERADO BASEADO EM FATORES HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO NA BAHIA.

Fatores Humanos • Perdas de Vidro Temperado • Lógica Fuzzy

As mudanças em um processo industrial estão associadas à necessidade de aprimoramento dos níveis de competitividade. Os processos padronizados a partir da revisão das atividades de baixa eficiência promovem a redução de falhas e o controle de custos atendendo aos objetivos organizacionais de permanência sustentável da indústria no Mercado de Produtos. Este trabalho é um estudo de caso em uma indústria de produção de vidro que utiliza a Lógica Fuzzy na identificação e avaliação do efeito de variáveis críticas de fatores humanos e o impacto dessas variáveis nessa manufatura, como proposta para a análise de eficiência do processo. O modelo incorpora o conhecimento dos operadores e gestores na elaboração de um plano de ação para regulação e melhoria na execução da tarefa. As simulações foram usadas considerando três variáveis de entrada: treinamento, nível de estresse e comportamento. Os pesos para aplicação nas regras que seguem o modelo fuzzy foram alto, médio e baixo. Na simulação o valor máximo para variável de treinamento e o valor máximo para comportamento, demonstrou a probabilidade de redução no indicador de perda do vidro de 50% para 13%, mesmo em ambiente de elevado nível de estresse. A Indústria de Manufatura de médio porte, usando ferramentas fuzzy, conseguem direcionar ações para a redução de perdas de processo indicando qual é o benefício de métodos científicos para o funcionamento do chão de fábrica, contribuindo assim para a sua sustentabilidade econômica e ambiental.

Interno - 1817597 - ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA
Externo à Instituição - BRUNO SOUZA FERNANDES