PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: MYLENA VIEIRA PINTO MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MYLENA VIEIRA PINTO MENEZES
DATA : 19/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

ANÁLISE TERMODINÂMICA E ECONÔMICA DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO PARA PLANTAS DE ARMAZENA-MENTO DE ENERGIA COM AR LIQUEFEITO (LAES) USANDO CICLO RANKINE CRIOGÊNICO A AR (ARC).


PALAVRAS-CHAVES:

Criogenia; Armazenamento de energia por ar liquefeito; Ciclo Rankine crio-gênico; Eficiência de ciclo; Análise exergética; custo nivelado de energia armazenada


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O armazenamento de energia por ar liquefeito (LAES) é uma tecnologia de armazenamento promissora devido suas diversas vantagens: alta densidade volumétrica de energia, baixas per-das durante o armazenamento e livre de restrições geográficas para instalação. Entretanto, essa tecnologia apresenta certas limitações que podem comprometer sua viabilidade, como alto custo de investimento e baixa eficiência de ciclo. Buscando contornar essas limitações, este trabalho propõe uma análise termodinâmica e econômica de uma nova configuração para plan-tas LAES integrando um ciclo Rankine criogênico com ar como fluido de trabalho (ARC). A adição do ARC reduz a destruição de exergia durante a troca térmica no processo de liquefação, diminuindo o consumo específico de energia deste processo, consequentemente, melhorando a eficiência de ciclo da planta LAES. O sistema proposto foi comparado com duas plantas LAES, com e sem recuperação de energia térmica interna, a fim de avaliar os benefícios da adição do ARC no desempenho do sistema. Os resultados mostraram que com a adição do ARC, a efici-ência de ciclo do sistema foi de 57,1%, com rendimento líquido de ar armazenado de 90,7%. Com relação a nova configuração proposta, observou-se que o aumento do rendimento líquido de ar liquefeito armazenado foi mais importante para melhorar a eficiência de ciclo do que a potência gerada pelo próprio ARC. Os resultados da análise exergética mostraram que a des-truição total de exergia da nova configuração em relação as plantas LAES sem e com recupe-ração de energia térmica interna diminuiu em 44,8% e 2%, respectivamente. Além disso, foi feita uma análise paramétrica a fim de investigar os efeitos das pressões de compressão, arma-zenamento e após a bomba criogênica na nova configuração. Do ponto de vista econômico, o novo sistema proposto apresentou performance econômica melhor do que o sistema LAES com integração energética, reduzindo o custo nivelado de energia armazenada (LCOS) em aproxi-madamente 2%. Sendo assim, a nova configuração proposta foi capaz de melhorar o desempe-nho e a competitividade econômica de sistemas LAES.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Osvaldo José Venturini - UNIFEI - UNI
Interna - 112.573.775-15 - GLORIA MEYBERG NUNES COSTA - UFBA
Presidente - 2058938 - JULIO AUGUSTO MENDES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/07/2022 08:36
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA