PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: WLADIA BESSA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WLADIA BESSA DA CRUZ
DATA : 18/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

A AUTONOMIA DISCENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA 4.0: NECESSIDADES, SUFICIÊNCIAS E OPORTUNIDADES EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Autonomia. Aluno. Aprendizagem. Indústria 4.0. Competências


PÁGINAS: 166
RESUMO:

A Internet e a multitude de novas abordagens advindas da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) têm penetrado o mundo industrial, trazendo um potencial disruptivo. O impacto da Indústria vai para além dos processos associados à produção e distribuição, passando por uma forma mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias, impulsionando empresas a repensarem a forma de como gerirem os seus negócios e processos. Os profissionais neste contexto da atual revolução Industrial – Indústria 4.0 (I4.0), necessitam de conhecimentos técnicos para lidar com tendências emergentes, como, Big Data, Internet das Coisas, robótica, mas precisam também de competências comportamentais e emocionais. Visando esse cenário, é importante que os atuais processos pedagógicos do ensino superior sejam repensados e aprimorados de modo a acomodar paulatinamente mudanças emergentes na formação dos alunos. Com o estudo de caso apoiado na pesquisa qualitativa, o interesse deste estudo centrou-se na seguinte problemática: O que é necessário para implantar e avaliar mudanças estruturais no ensino aprendizagem para desenvolver a autonomia discente, via competências específicas no contexto da Indústria 4.0 em instituições públicas? A partir dessa instigação, o processo metodológico fez uso de informações colhidas junto ao corpo docente e discente de alguns cursos da área de tecnologia e engenharia de duas Instituições de Ensino Superior (IES) dos Estados de Alagoas e Bahia. O instrumento de pesquisa foi o questionário que contou com a contribuição de cento e trinta e sete (137) sujeitos, 31 professores e 106 alunos. A partir da análise dos dados, os alunos acreditam ter autonomia e dizem estar preparados para a I4.0, contudo os professores discordam dessas opiniões. Verificou-se muitas divergências nas opiniões dos grupos em relação a autonomia e as competências, necessitando o uso de indicadores do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes dos anos de 2014, 2017 e 2019 para compará-los, mesmo assim, persistiram algumas divergências, descritas na tese. Os professores veem os alunos muito passivos, contudo acreditam que o uso das TDIC e de metodologias ativas possam colaborar no desenvolvimento dessa autonomia, trazendo uma maior dinamicidade, como também uma mudança de postura do aluno para que ele se torne mais ativo, autônomo e participativo. Verificou-se também duas situações que precisam ser trabalhadas no processo de aprendizagem: a necessidade no desenvolvimento de competências socioemocionais na vida acadêmica do aluno, estas essenciais para o profissional que irá trabalhar na I4.0, e a realização de alianças entre as universidades e a indústria.
Palavras-Chave:


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Alberto Sampaio Lima - UFC
Externa à Instituição - Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco - UFPE
Interno - 1220619 - FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES
Presidente - 2042153 - MARCIO ANDRE FERNANDES MARTINS
Externo à Instituição - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 11/03/2022 10:08
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA